Menu

Pesquisar
Close this search box.

Golpe duro

A queda de Aécio Neves (PSDB), praticamente, fora do segundo turno, foi uma ripada financeira na candidatura do Márcio Bittar (PSDB) ao governo. E na de Tião Bocalon (DEM), por tabela, já que também esperava uma ajuda do tucano, a quem apóia. Se ambos aguardavam recursos para a reta final, esqueçam. A candidatura do Aécio está praticamente desativada.


Pulou do barco
Até o candidato ao Senado de Tião Bocalon (DEM), o advogado Roberto Duarte (PMN), abandonou a candidatura de Aécio Neves (PSDB) e já virou Marina desde criancinha.


Menos isso
Que o candidato Roberto Duarte (PMN) fique só no apóio e não venha dizer também que acompanhava Marina Silva e Chico Mendes nos empates no seringal Cachoeira, em Xapuri.


Previsão do armando
O experiente dirigente do PMDB, Armando Dantas, manda e-mail para dizer que o mais votado para a Aleac será o deputado Chagas Romão (PMDB).


Equilíbrio no parlamento
Chagas é da oposição, mas centra as suas críticas ao governo sem a ofensa pessoal, por isso é respeitado pela própria base do governo. Chagas é uma espécie de equilíbrio no Parlamento.


Só faltava essa!
O presidente do PSB, Gabriel Maia, aparece dando entrevista na mídia nacional como Mestre-Sala da Marina Silva , no Acre, mostrando uma intimidade e afinidade com ela que nunca teve.


Sem mudanças
A campanha avança para a reta final e o quadro do governo continua imutável, segundo as pesquisas: Tião Viana (PT) em primeiro. E Tião Bocalon(DEM) e Márcio Bittar (PSDB) bem atrás.


Novas rodadas
É aguardar agora as novas rodadas de pesquisas para conferir se acontecerão mudanças.


Gatos siameses
A candidata à presidência, Luciana Genro (PSOL), em que pese o seu sectarismo é muito inteligente e ferina nos debates. Compara Dilma, Marina e Aécio a “gatos siameses”.


Nada abissal
Caso a Marina seja eleita não esperem que mantenha algumas idéias radicais, o Lula tinha idéias parecidas e ao ganhar governo teve que fazer alianças com a elite política para governar.


Ninguém governa só
No atual sistema político, seja quem for o presidente, terá que fazer alianças com as forças conservadoras do Congresso, sem o que não conseguirá aprovar nada e fracassa no governo.


Conversa noturna
Conversei ontem à noite pelo celular com um importante membro da oposição. A queda do Aécio Neves (PSDB), na sua opinião, foi o pior que podia acontecer ao Márcio Bittar (PSDB).


Ficou menor ainda
A importância da eleição para o governo do Acre, se já era ínfima no cenário nacional, ficou menor ainda para a cúpula tucana, que jogará tudo agora nos grandes centros, avaliou.


Jogando pesado
O candidato a deputado federal Normando Sales (DEM) pegou toda a estrutura do DEM e está jogando em duas candidaturas: na dele e na do irmão Nelson Sales (PV), candidato à Aleac.


Chupando dedos
Os demais candidatos a deputado federal e estadual do DEM ficaram chupando os dedos.


Fundamentalismo religioso
Considero o Pastor Agustinho, da Igreja Batista do Bosque, um religioso equilibrado. Mas é fundamentalismo religioso dizer que, apoiará Marina (PSB) por ser um “projeto de Deus”.


Não lhe caiu bem
Exatamente por o Pastor Agustinho ser um homem equilibrado que não lhe cai bem a imagem de fundamentalista da fé e do radicalismo profético. Política não combina com fanatismo religioso.


Dedução que se chega
Pode-se chegar à dedução de que, as candidaturas de Dilma (PT) e Aécio Neves (PSDB) são “projetos do diabo”?. Pode-se apoiar a Marina por tudo, menos por ser um “projeto de Deus”.


Posição consolidada
Tudo está a indicar que Tião Bocalon (DEM) vai se consolidando na segunda colocação da corrida ao governo, mas sem avançar, patinando distante do candidato Tião Viana (PT).


Nome novo
Oito candidatos a deputado estadual do PSC estão renunciando para apoiar a candidatura do Defensor Público Valdir Perrazo (PSC) para a Aleac. Perazzo seria vida inteligente na disputa.


Má notícia
Ruim para os candidatos do PMDB e PSDB, da coligação com o PSC. Com a filha Gabriela Câmara (PTC) encaminhada, Antonia Lúcia (PSC) agora jogará para eleger Valdir Perazzo.


Podem cobrar!
Gabriela Câmara estará entre as candidatas a deputada estadual mais votada da oposição.


Boato político
Ontem, correu o boato que o deputado Denilson Segóvia (PEN) estaria renunciando por denúncias envolvendo “compra de votos” na Igreja Quadrangular. Me Ligou desmentindo.


Jogou no jurídico
Denilson garantiu que a direção da Quadrangular acionará na justiça o Pastor denunciante.


Um bom deputado
Considero o deputado Eduardo Farias (PCdoB) como um dos melhores parlamentares desta legislatura. Se vai se eleger é com o eleitor. Mas tem trabalho para reivindicar a reeleição.


Ficou menor
Falando nisso, o PCdoB ficou menor: Dean, candidato a deputado estadual pelos comunistas em Sena Madureira, renunciou para apoiar a candidatura de Leuda Areal (PSL).


Um deputado
Reforça minha convicção que a coligação PCdoB-PTB elegerá apenas um deputado estadual.


Grande, Roberto Carlos!
Quem apareceu ontem no vídeo pedindo voto para deputado estadual foi o nosso cômico Roberto Carlos do Palheiral (PP), só com um dente solitário na arcada dentária inferior. Grande, Roberto!.


Tomou corpo
Uma candidatura que tomou corpo nesta reta final de campanha foi a da Regina Lino (PTB). É a única das candidatas a Federal da FPA para quem o Lula aparece pedindo votos, e demonstrando por ela um carinho grande.Para os que não sabem, ambos são amigos.


No máximo é divertido
Até a Marina Silva despontar nas pesquisas eram contados nos dedos, no Acre, os que a defendiam politicamente e engajados no seu projeto político. Ou eram Dilma (PT) ou Aécio Neves (PSDB). Foi a Marina disparar nas pesquisas e começarem a pipocar entrevistas de adesões como se fossem antigos seguidores. O oportunismo sempre fará parte da política.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.