Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ficou nas cordas

Pela primeira vez vi a candidata a presidente Marina Silva (PSB) nas cordas. Foi ontem na entrevista do JORNAL da GLOBO. Evasiva nas respostas mais polêmicas foi muito genérica.


Não inviabiliza
Foi um fiasco. Mostrou fragilidade quando se tratou de aprofundar em temas polêmicos. Mas, isso não vai inviabilizar Marina a continuar como a mais séria candidata a ocupar a presidência.


Muito competitiva
Livre da sua condenação no TRE-AC, a candidata a deputada federal Vanda Denir (PP), ficou muito competitiva e é uma séria concorrente a uma das três vagas de Federal da oposição.


Precisa se informar
O candidato ao governo Bocalon (DEM), tem de se informar melhor. Diz que vai construir uma “Maternidade” em Cruzeiro do Sul. Já tem. É moderna e faz pouco tempo que foi inaugurada.


Outra ratada
Tião Bocalon (DEM) promete também construir um “Hospital”, em Brasiléia. Já está em plena construção pelo governo e as suas primeiras alas serão inauguradas em novembro próximo.


Não dá para entender
Quando vejo alguns candidatos a deputados que vivem de salários, não têm família rica, com uma campanha milionária na rua, fico imaginando que descobriram uma jazida de diamantes.


Pode chegar lá
Como está num partido pequeno, o PSD, com a maioria de candidatos fracos, Moreira da Farmácia, pode acabar emplacando uma vaga na Aleac. Sempre teve uma votação razoável.


Pago para ver
Leio e releio várias vezes a chapa de candidatos a deputado estadual pelo PCdoB, e cada vez me convenço de que, o partido elegerá apenas um parlamentar. Estamos perto de saber.


Sem zebra
A disputa dessa vaga deve acontecer entre os deputados Eduardo Farias (PCdoB) e Chico Viga (PTB), sem favorito, a não ser que surja um candidato zebra, no que não creio muito.


Pergunta e resposta
Perguntei ontem a quatro deputados da FPA, qual dos ex-secretários estaduais candidato à Aleac é o mais forte, no momento: resposta unânime foi “Lourival Marques (PT)”.


Campanha embalada
Quem está com uma campanha embalada é o deputado Eber Machado (PSDC). Neste sábado fará, oficialmente, às 19 horas, o lançamento da sua candidatura à reeleição.


“Procurem o Ney”
Deputados da base do governo estão fazendo uma tabelinha. Quando chegam eleitores com demandas nos seus gabinetes enviam para o gabinete do deputado Ney Amorim (PT).


Pacto quebrado
O PT não conseguiu segurar o pacto de ter apenas um candidato a deputado estadual no Vale do Acre. Os outros candidatos estão caindo como enxames nos votos dos municípios da região.


É bom ampliar
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) tem que não só apostar no seu prestígio pessoal que o elegeu na última eleição. Está cercado de pelo menos três candidatos com votos, no PSDC.


As surpresas
Em toda eleição sempre aparecem na Assembléia Legislativa deputados pouco falados na campanha. Entre as surpresas poderão estar Raimundo Neném (DEM) e Josa (PTN).


Derrota moral
Avaliação ontem, numa roda de deputados da FPA e oposição: se o deputado Astério Moreira (PEN) não se eleger será uma “derrota moral” do Tião Viana, por ser o seu líder, na Aleac.


Gênero, número e grau
Assino embaixo da avaliação em gênero, número e grau. Tião Viana tem este entendimento, mas, a ala dos “cuecas apertadas” do PT, ao que indica, não faz a mesma avaliação.


Por diletantismo
Ví uma foto do ex-prefeito Angelim (PT) panfletando sua candidatura a deputado federal. Diletantismo. A estrutura do governo e da PMRB ao seu dispor é para balançar na rede.


Não sairá do grupo
O PSB fazendo um ou dois deputados estaduais, os mais fortes na disputa são: Manoel Moraes, Dr.Julinho, Junior Boca Cheia e Marcelo Jucá. Fora eles: é zebra das grandes.


No mesmo raciocínio
E na coligação PRB-PTN-PHS-PPL, os nomes mais fortes a deputado estadual são: Josa da Farmácia, Dr. Jeferson, Dra. Juliana e o Pastor Gilberto Cabral.


Não sabem o que é ser deputado
A maioria dos candidatos a deputado estadual não sabem nada do papel do Parlamento. Acham que lá chegando pode fazer creches, contratar mais médicos e construir hospitais.


Nem isso
Não sabem o básico: deputados não podem apresentar projetos que impliquem em despesa.


Tremeu no túmulo
Chico Mendes deve ter tremido no túmulo depois que o presidente do PSB, Gabriel Maia, defendeu a presença da família do Darly Alves no palanque da Marina Silva (PSB).


Hora da verdade
Daqui para frente é que começa a hora da verdade para os candidatos a deputado estadual e federal. Quem saiu na frente e não tiver recursos para manter o que foi feito até aqui, perderá todo o trabalho. É agora que entram os profissionais da política em campo com as suas estruturas pesadas, atropelando os candidatos que cansaram financeiramente. Quem não tiver mais café no bule está fora. É assim e sempre será em toda eleição.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.