Categories: Cotidiano Notícias

Acre realiza o 1º Seminário sobre Produtos Perigosos do Estado

Published by
Da redação ac24horas

Em maio deste ano um cilindro de gás acetileno explodiu em uma residência no bairro Manoel Julião em Rio Branco, causando a morte de uma pessoa, deixando feridos e a destruição de vários imóveis. Outras notícias do passado como um grande vazamento de óleo diesel de uma empresa geradora de energia elétrica em Tarauacá e o vazamento de resina asfáltica (piche) nas proximidades do Canal da Maternidade na Capital revelam o alerta: estamos preparados para nos proteger de acidentes com materiais perigosos?


Com o intuito de promover discussão entre as entidades públicas e população sobre quais sãos riscos, ameaças e vulnerabilidade inseridos quanto a utilização, distribuição, armazenamento e movimentação dos produtos perigosos no Acre, a Comissão Estadual de Gestão de Riscos – Câmara Técnica de Produtos Perigosos realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, em Rio Branco, o 1º Seminário sobre Produtos Perigosos do Estado do Acre “Ações e Desafios para Proteção de Todos”. O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Estadual de Educação, na Baixada da Sobral, e contará com vários palestrantes nacionais e internacionais.


Na manhã do dia 28, após a abertura, o diretor da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB-SP, Jorge Luiz Gouveia, irá se apresentar. A instituição é referência nacional na preparação de técnicos para atendimento em emergências químicas. Em seguida, a reitora do IFAC, Profª Rosana Cavalcante dos Santos, fará a explanação sobre Caracterização e Mapeamento das Áreas de Riscos com Produtos Químicos Perigosos (P2) e Resposta Rápida (R2). Ela é a criadora de método preventivo sobre o tema que hoje vem sendo aplicado em vários Estados. No período da tarde o Seminário contará com as palestras de comandantes do Corpo de Bombeiros Militar – CBM do Acre e Nacional.


No segundo dia do Seminário, os debates contarão também com especialistas internacionais (Bolívia e Peru) das Defesas Civis, abordando temas relacionados a nossa realidade fronteiriça.


O 1º Seminário sobre Produtos Perigosos do Estado do Acre “Ações e Desafios para Proteção de Todos” é uma realização da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Acre em parceria com o Instituto Federal do Acre (IFAC), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Prefeitura Municipal de Rio Branco e Corpo de Bombeiros.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Após visitar túmulo de Anderson Leonardo, ex-affair MC May diz que perdoou o cantor

Página virada. Após visitar o túmulo de Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, MC May diz…

30/04/2024

‘Foi um susto’, dizem pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara

Os pais de uma das alunas acusadas de racismo contra a filha mais velha da…

30/04/2024

Netflix divulga teaser de minissérie ficcional sobre Ayrton Senna

A Netflix acaba de divulgar o primeiro teaser de Senna, minissérie original que acompanha a…

30/04/2024

Incêndio destrói computadores e documentos na sala da FEM

Um incêndio, ainda sem causa definida, em uma sala da sede da Fundação Elias Mansour…

30/04/2024

Desativação de usina térmica no Juruá será como retirar de circulação quase 100 mil carros 

Para garantir energia elétrica para a população de Cruzeiro do Sul, Mancio Lima e Rodrigues…

30/04/2024

Ana Hickmann tem conversa recente com o ex e áudio vaza na web

Nesta segunda-feira (29), vazou uma série de áudios da apresentadora Ana Hickmann enviados para o…

30/04/2024