Menu

Terreno na lua

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O mal do candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), é pensar que no horário eleitoral fala para um público tapado e que por isso pode engolir qualquer promessa mirabolante. Sabe que não há orçamento para dar o 14º salário aos servidores da Saúde e pagar um salário mínimo aos alunos da rede pública que passarem de ano. É como prometer doar um terreno na lua.


Medida acertada
A decisão do Juiz Eleitoral Leandro Gros, proibindo aos Pastores evangélicos candidatos de continuar usando os cultos com forma de promoção política foi, antes de tudo, moralizadora.


Era uma pouca vergonha
Muitos desses candidatos usavam o nome de Deus nos cultos para pedir votos aos fiéis.


Bem articulado
Quem está com uma campanha redonda, e que se torna mais forte porque a chapa do seu partido, PSD, não é essa coca-cola, é o candidato a deputado estadual Roque da Publicidade.


Apoio colado
Quem declarou apoio à candidata a deputada federal Regina Lino (PTB) foi o candidato a deputado estadual Paulo Ximenes (DEM), com seu reduto político em Tarauacá.


Não suficiente
Leuda Areal (PSL), mulher do ex-prefeito Nilson Areal, é apontada por quem conhece o colégio eleitoral de Sena como a mais votada do município à Aleac, mas isso não garante sua eleição.


No mínimo 5 mil
Pode chegar, no máximo, em Sena Madureira a 2.500 votos, na melhor das hipóteses. Muito pouco para uma chapa como a do PSDC-PSL, onde terá que se ter uma média de 5 mil votos.


Colando a imagem
O candidato ao governo, Tião Bocalon (DEM), está colando sua imagem no programa eleitoral no candidato ao Senado, Roberto Duarte (PMN), para tentar lhe transferir votos.


Teria pouca chance


A deputada Marileide Serafim (PSL) deixou a campanha de deputada federal por problemas de saúde, mas, numa chapa como a da FPA, de cobras criadas, as suas chances seriam diminutas.


Acho positivo
Considero positivo o PSOL, sem estrutura ter candidato a ao Senado e ao Governo. Dá um exemplo a partidos grandes como o PMDB, que há seis eleições não tem candidato majoritário.


Lógica da política
Na política, parido que não tem candidato majoritário a tendência é definhar seus quadros.


Foi constrangedor
No lançamento de sua candidatura à Aleac, esta semana, a ex-prefeita Leila Galvão sofreu um constrangimento de reprovação, ao tentar justificar o apoio à candidatura Léo Brito (PT) a Federal.


Ficou sem graça
Quem estava presente conta que a Leila Galvão ficou atordoada ao ter como resposta a maioria dos presentes gritando o nome do candidato a deputado federal Idésio Frank (PT).


Não se sabe o milagre
Não se conhece o milagre que levou Leila Galvão a abandonar a candidatura de Idésio Frank (PT) para embarcar na candidatura de Léo Brito (PT). Mas, não foi por mera ideologia.


Número alto
A pesquisa da Vox Populis registrou em 51% o índice de aprovação do governo Tião Viana, em Cruzeiro do Sul, um número alto e que mostra que caiu por terra a rejeição ao PT, no Juruá.


Caiu por terra
Caiu por terra a bandeira política que o governo do Acre paga mal os seus servidores. É o nono maior do Brasil. E 1 real a menos que o valor pago pelo rico Estado do Paraná.


É um homem honrado
Pode-se ter motivos para questionar as bandeiras políticas do candidato ao governo Tião Bocalon (DEM), surradas e eleitoreiras, mas tem de se reconhecer que é um homem honrado.


Não se conhece
Entra campanha e sai campanha e não se conhece uma denúncia de deslize do Bocalon.


Única certeza
Dessa disputa a única certeza que se pode ter no momento é que a decisão se dará na Capital.


Voltando para casa
Tamir Sá, ex-prefeito de Santa Rosa, voltou para a FPA e é um dos coordenadores da campanha do governador Tião Viana naquele município.


Só faltam se estapear
Os candidatos a deputado pelo PT, Jaciara e Francimar Fernandes, só faltam se estapear em Feijó, porque as agressões verbais se sucedem e são impublicáveis. Melhor para o candidato a deputado estadual Kieffe (PP), que vai surfando na confusão e conseguindo votos. Dá para se fazer a seguinte leitura: Jaciara e Francimar vão morrer abraçados brigando e nenhum dos dois se elege, estão dividindo um bolo pequeno, que é o eleitorado de Feijó.


Reta final
A candidatura de Raimundo Vaz (PRP) a deputado federal pegou vento e na atualidade está muito bem. É o que ouço até de seus adversários na chapa da FPA. Mas, se não tiver café no bule para os últimos 15 dias pode jogar todo um duro trabalho fora. Assim é o jogo.


Fator fundamental
O prefeito Marcus Alexandre tem se mostrado ético como coordenador da campanha de Tião Viana na Capital. Só faz campanha após o horário de expediente e aí não tem hora para terminar. Pelo seu prestígio político com a população será um fator decisivo na eleição em Rio Branco. Não é qualquer candidato que tem um cabo-eleitoral do seu prestígio.


Estou fora
Aqui neste espaço faço questão de passar bem longe das baixarias que estão rolando pelas redes sociais. Não entendo agressão pessoal como política. Sou do debate. Duro quando necessário, sem recuar e nem temer. Mas sempre passei e vou passar longe neste espaço de ofensas a honra de qualquer candidato. Agora, não abro mão de fazer críticas e de dizer o que penso, não importando se este ou aquele candidato vai gostar ou deixar de gostar.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.