Categories: Acre Notícias Política

Eleições no AM: TRE absolve Eduardo Braga e aplica multa em José Melo

Published by
Da redação ac24horas

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) arquivou, nesta quinta-feira (21), o processo movido pela coligação “Fazendo Mais por Nossa Gente”, do candidato a reeleição ao Governo do Estado, José Melo (PROS), que denunciava ações de campanha eleitoral antecipada por parte do candidato Eduardo Braga (PMDB), da coligação “Renovação e Experiência”.


A decisão do julgamento contou com o voto de minerva da presidente do Tribunal, desembargadora Socorro Guedes.


De acordo com os autos do processo, Eduardo Braga teria ido a pelo menos vinte municípios do interior do Estado participar das reuniões. Entre os municípios citados estavam Tefé, Uarini, Alvarães e Parintins.


A assessoria jurídica de Braga informou que os encontros e reunião feitas em junho deste ano apenas tinha o cunho de planejar e organizar as ações da campanha e que as mesmas não foram realizadas em locais abertos o que poderia caracterizar como crime eleitoral. “Essas reuniões eram feitas nas sedes do partido, em residências e clubes fechados e custeadas com recursos do próprio partido com a finalidade de apenas verificar os pontos básicos para a organização da campanha, se não houvesse essas reuniões como o candidato iria iniciar as atividade sem base?”, perguntou o advogado Daniel Nogueira.


Vídeos


Ainda esta quinta-feira a Justiça Eleitoral multou o candidato à reeleição ao Governo do Estado José Melo (Pros), por promover propaganda eleitoral antecipada. De acordo com o processo de relatoria da juíza federal Marília Gurgel Sales, em dois dos seis vídeos anexados na representação movida pela coligação “Renovação e Experiência”, foi constatado a prática irregular de propaganda eleitoral. De acordo com a assessoria jurídica da coligação “Renovação e Experiência”, o vídeo deveria apresentar e evidenciar programas e atividades do Pros, partido do governador, entretanto, neles mostrava os feitos de José Melo.


Pela prática eleitoral irregular, o candidato à reeleição foi multado em R$ 20 mil. “A coligação de Melo já havia entrado com recurso para anular a questão, contudo, entramos com a representação reiterando o aumento da multa, mas a Justiça considerou apenas a prática ilegal de propaganda eleitoral”, explicou o advogado Daniel Nogueira.


A corte eleitoral também julgou procedente a representação do direito de resposta a Eduardo Braga contra a empresa Carril e Souza Ldta. Segundo os autos do processo (nº914-59.2014.6.04), Braga teria sido caluniado em um vídeo veiculado no dia 30 de junho deste ano. A decisão foi proferida por unanimidade da corte.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Saúde usa Google para facilitar acesso a postos de vacinação no Acre

O Ministério da Saúde e o Google anunciaram uma parceria para aprimorar o acesso às…

03/05/2024

Socorro se nega a participar de jogo de cartas marcadas

NÃO há nada o que decidir na reunião marcada às pressas pelo diretório do PP…

03/05/2024

O equilibrista

03/05/2024

Renascer: resumo dos capítulos da novela da Globo (03 a 11/05)

Sexta-feira, 03 de maio Kika e Eriberto resolvem alugar juntos o apartamento de Eliana. Morena…

03/05/2024

Estudantes ocupam sede do DCE na UFAC; Entidade diz que movimento é desnecessário

A sede do Diretório Centra dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre (UFAC) foi…

03/05/2024

Justiça acreana concede liminar para que cliente da Gol viaje com dois gatos na cabine da aeronave

Uma decisão do 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco, assinada nesta quinta-feira,…

03/05/2024