Menu

Acre teve acréscimo de 4 mil empregos com carteira assinada em 2013

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) relativos ao ano de 2013 foram divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O levantamento revela crescimento de 3,20% em relação ao estoque do emprego de dezembro de 2012. Em valores absolutos, essa elevação correspondeu ao acréscimo de 4,0 mil postos de trabalho, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Em termos setoriais, destacaram-se os Serviços (+2,8 mil postos ou +9,38%) e a Administração Pública (+1,2 mil postos ou +2,39%). Em termos relativos, os maiores crescimentos foram registrados nos Serviços (+9,38% ou +2,8 mil postos) e na Agropecuária (+7,75% ou +240 postos).

Anúncio

O Comércio (-234 postos ou -0,96%), a Extrativa Mineral (-77 postos ou -23,12%) e a Indústria de Transformação (-63 postos ou -0,90%) foram os setores que apresentaram desempenhos negativos no período.

O rendimento real médio do trabalhador acreano teve redução de 2,58% em relação a dezembro de 2012, consequência de decréscimos nas remunerações médias percebidas pelos homens (-2,25%), e pelas mulheres (-2,98%).

O RAIS obriga as empresas a prestar declaração anual ao MTE. Suas informações referem-se aos empregados celetistas, estatutários, avulsos, temporários, dentre outros, colhendo dados da remuneração, grau de instrução, ocupação e nacionalidade, além de dados dos estabelecimentos relativos à atividade econômica e área geográfica.

Os dados da RAIS prestam subsídios ao FGTS e à Previdência Social; permite o controle da nacionalização da mão-de-obra; auxilia na definição das políticas de formação de mão-de-obra; gerando estatísticas sobre o mercado de trabalho formal.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.