Menu

PSDB pede impugnação de nova pesquisa realizada pelo Vox Populi

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A divulgação de pesquisas com a intenção de votos para o cargo de governador do Acre, continua gerando contestações. Os advogados da coligação Por um Acre Melhor, do candidato Márcio Bittar (PSDB) ingressaram com uma representação neste sábado (16) pedindo a impugnação de nova pesquisa do Vox Populi.

Segundo os advogados do PSDB, a pesquisa apresenta diversas irregularidades. Ele cita pelo menos quatro pontos questionáveis na sondagem do Vox Populi. A ação de impugnação foi distribuída ao juiz Auxiliar Jair Facundes, que deve decidir o pedido de liminar até amanhã.

Anúncio

Para os advogados da coligação de oposição, uma das irregularidades seria que a pesquisa foi realizada por uma empresa contratada pelo diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT) que faz parte de um grupo econômico que mantém um contrato de R$ 1,7 milhão com o governo petista.

Além da relação comercial que a empresa que controla o instituto de pesquisa Vox Populi, mantém com o governo petista, os advogados do bloco de oposição contestam que não foram informados os percentuais de eleitores por sexo, faixa de renda e grau de escolaridade, o que fere a legislação eleitoral.

Segundo a representação “foi feita uma expansão da base de entrevistados em Cruzeiro do Sul (de 80 para 330 entrevistas), o que é vedado e torna o número de entrevistas realizadas no município (30% do total de entrevistas) desproporcional ao seu eleitorado (que representa apenas 10% do eleitorado total do Estado)”,

“Além disso, a pesquisa traz dados defasados, que foram coletados entre 26 e 29.07, sendo que o registro da pesquisa somente foi feito no dia 13.08, após a divulgação das pesquisas do IBOPE e do Instituto Delta”, revela o documento protocolado pelos advogados da coligação de oposição.

Ermício diz que relação comercial do governo petista com o Vox Populi não interfere na pesquisa

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Ermício Sena disse que a questão de gênero, grau de instrução e expansividade dos números em relação ao município de Cruzeiro do Sul, se trata de uma questão técnica que o próprio Vox Populi vai responder à Justiça Eleitoral.

Sena afirma que a direção estadual do PT, já teria encaminhado o teor da representação da oposição ao Instituto de pesquisa. “O Vox Populi vai responder todas as questões que em sua maioria são técnicas, e o juiz vai decidir se autoriza ou não a divulgação, mas acredito que não tenha nenhuma irregularidade”.

Sobre a relação comercial que o instituo mantém com o governo do Acre, o presidente do PT disse que é absolutamente normal. “Os governos estaduais, todos têm contratos com os institutos de pesquisa. O juiz disse que a relação empresarial do Vox com o governo não interfere”, diz Ermício.

O dirigente petista destaca ainda que “ao PT não interessa entrar na corporação Vox Populi. Contratamos e pagamos a pesquisa com recursos do PT. Tenho certeza que o Vox vai responder no prazo e a partir do momento que o juiz tome conhecimento dos argumentos vai decidir se publica ou não”, finaliza.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.