Menu

Políticas ambientais adotadas no Acre são exemplos para o mundo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (1)

O senador Jorge Viana foi um dos palestrantes desta terça-feira da reunião anual da “Força tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas”, realizada pela primeira vez no Acre. O evento que começou nesta segunda (11) conta com a participação de representantes de 22 Estados brasileiros e mais 6 países. Como ex-governador e atual senador pelo Acre, Jorge Viana apresentou aos participantes do encontro um resumo das políticas ambientais adotadas no estado do Acre que o tornam referência no combate ao desmatamento e valorização da floresta.

Anúncio

“O Acre virou uma referência não só para o Brasil, mas para o mundo, por conta da nossa luta em defesa das florestas. Tínhamos um estado símbolo da destruição e do desmatamento. Uma prova disso foram tantas vidas perdidas nessa causa, como a de Chico Mendes. Os movimentos sociais fizeram um grande diferencial e a partir deles, nós começamos a consolidar uma política diferenciada de ver a floresta. Implantamos o governo da floresta e, com ele, o conceito de florestania. E agora o Brasil ganha autoridade diante do mundo porque está diminuindo o desmatamento. E qual é o estado que é referência nessa redução? O estado do Acre”, defendeu Jorge Viana.

O Vice presidente do Senado também destacou como o Acre criou seu aparato legal para implantar uma política de desenvolvimento que respeitasse os recursos naturais e as comunidades tradicionais. Citou como exemplo o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), que começou a ser implantado em seu governo e teve continuidade no governo Binho, e o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais, SISA, criado em 2010 e que engloba uma série de ações de incentivos aos serviços ambientais.

“Criamos aqui as bases de uma economia florestal e sustentável, onde os recursos naturais valem mais preservados do que a destruídos. Um grande desafio que nós temos é remunerar melhor aqueles que vivem na Amazônia. Nós não podemos viver numa das regiões mais ricas do planeta ainda tendo gente passando fome”, argumentou o senador. “Como senador, quero ajudar nesse programa dos governadores para que a legislação mude, as políticas públicas mudem e o mundo saia dessa irracionalidade de uma produção e consumo insustentáveis”, completou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.