Menu

Testes rápidos para Hepatites B e C estão disponíveis em Sena

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A rede municipal de saúde de Sena Madureira está disponibilizando os testes rápidos para Hepatites B e C. Foi definido que durante um dia da semana (toda terça-feira), as unidades básicas de saúde estarão de prontidão para realizar o procedimento. É preciso que o morador apresente um documento de identificação, preferencialmente o cartão do SUS.  O resultado é conhecido dentro de no máximo 15 minutos.

De acordo com a enfermeira Valéria Cristina, coordenadora do programa de combate e controle as Hepatites virais em Sena, a realização dos testes rápidos é de fundamental importância. “A meta principal é o diagnóstico precoce. A rede pública oferece o tratamento, por isso, quanto mais cedo à doença for diagnosticada, maiores são as possibilidades de reabilitação do paciente”, ressaltou.

Anúncio

O médico infectologista Alan Areal, um dos mais conceituados do Acre, atende em Sena Madureira semanalmente, fazendo o acompanhamento dos pacientes. “No ano passado foram mais de 200 casos registrados em Sena Madureira e têm surgido novos casos. Isso preocupa. Por outro lado, o município tem o privilégio de contar com o teste rápido em todas as unidades. Isso é um grande passo, um fato que até pouco tempo atrás não era uma realidade em Sena, por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas e possam procurar esse atendimento”, salientou.

Em Sena Madureira as maiores incidências são os casos de Hepatites B e C.

Paciente com hepatite B e Delta é submetido a transplante de fígado e sobrevive

O trabalho realizado pela equipe de Sena Madureira no que tange ao atendimento e acompanhamento dos pacientes tem surtido um efeito positivo. Um morador de 30 anos de idade, diagnosticado com hepatite B e Delta foi submetido a um transplante há cerca de dois meses. “Ele não tinha mais um fígado com capacidade funcional, chagaria a óbito em pouco tempo. Mas, graças ao acompanhamento iniciado aqui em Sena Madureira, o paciente entrou na fila de transplante, esse transplante ocorreu em Rio Branco e deu tudo certo”, enfatizou Alan Areal.

Muitos pacientes, no entanto, resistem na continuidade do tratamento, em razão do efeito da medicação, sobretudo, de uma injeção chamada Interferon. “Isso é uma coisa que ainda precisamos diminuir. Sabemos do efeito colateral, mas esses efeitos tem que ser suportados. É bom lembrar que o vilão nessa história é o vírus e não o medicamento, por isso, precisamos conscientizar os nossos pacientes que não devem desistir do tratamento. Temos casos em Sena Madureira em que as pessoas foram curadas. Isso porque seguiram fielmente o tratamento”, finalizou.

A unidade de saúde Carlos Afonso Vieira de Araújo é a referência no atendimento aos casos de hepatites.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.