Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sebastião dobra salário de acusado de abusar de crianças

Francisco Pianko


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sem medo de possíveis consequências, o governador Sebastião Viana resolveu dobrar o salário do líder Ashaninka Francisco Pianko, que em 2009 foi acusado de abusar sexualmente de crianças e adolescentes indígenas em aldeias no interior do Acre.


No mês de junho, o chefe do Palácio Rio Branco surpreendeu a todos a nomear o ex-secretário dos Povos Indigenas no governo Binho Marques para receber salários de R$ 6.720,00, lotado na Secretaria de Planejamento. Nesta segunda-feira, 4 de agosto, na edição do Diário Oficial do Estado, o governo resolveu dobrar o salário da Pianko e o nomeou como diretor executivo da Seplan, com salários na casa dos R$ 13 mil.

Anúncios


Recentemente, a denúncia contra Pianko voltou as capas de jornais após a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara dos Deputados iniciar análise do caso.. A denúncia sobre o abuso foi reapresentada durante o seminário sobre Fortalecimento e Capacitação da Rede de Procuradorias da Mulher nos Estados e Municípios, realizado em junho do ano passado.


Uma CPI chegou a ser aberta na Assembleia Legislativa do Acre para apurar as denuncias contra Pianko, mas os trabalhos não foram concluídos.


Na época, segundo a ativista dos Direitos Humanos Joana Darc, os delegados da Polícia Federal que investigavam a denúncia de abuso sexual contra as meninas indígenas foram transferidos.


Antes de voltar a prestar serviços ao governo do Acre, Pianko estava residindo em Brasília, encostado em um cargo na Fundação Nacional do Indio (Funai).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido