Homens e máquinas da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) já estão trabalhando no trecho da Rua Floriano Peixoto entre o SESC/Centro e o Instituto São José, realizando uma grande intervenção de engenharia para reduzir os impactos do rastejo de solo presentes naquela região. “Estamos começando a escavação e remoção de material saturado”, informou o diretor Técnico da EMURB, José Carlos Fernandes.
A rua, naquele trecho, margeia o Rio Acre e vem sofrendo com os escorregamentos. O trânsito teve de ser restrito a meia pista em alguns pontos por causa do afundamento do asfalto, resultado do rastejo. A última intervenção durou mais de dez anos e foi executada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE).
A EMURB está comprando no Amazonas a manta geogrelha que será usada na afirmação por atrito do solo naquela região. Primeiramente, informou o prefeito, será feita a remoção de todo o material saturado. Em seguida, instala-se um colchão de brita com a geogrelha e, na sequência, implantam-se os drenos horizontais. A EMURB prevê que em trinta dias o serviço esteja completamente realizado.