Menu

Prefeito Vagner Sales declara apoio ao tucano Aécio Neves

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante a inauguração do comitê de campanha da Aliança de oposição em Mâncio Lima, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) desabafou durante a sua fala. Ele se sente “perseguido” politicamente devido ao indeferimento da candidatura do seu filho Fagner Sales (PMDB) a deputado federal. Bem ao estilo de Leão do Juruá, Vagner disse porque não votaria em Dilma (PT) e Temer (PMDB) para a presidência da República e declarou apoio ao presidenciável Aécio Neves (PSDB).  Vagner que enfrentou um processo que quase lhe tira o mandato estava decepcionado com a decisão da Justiça Eleitoral que brecou a candidatura de Fagner por conta de uma doação irregular de R$ 1.400,00. “O Fagner doou para a própria mãe, a deputada Antônia Sales (PMDB) em 2010. E está pagando por ter uma doação ínfima enquanto milhões são roubados e jogados em campanhas por “essa gente” sem nenhuma punição” desabafou. Vagner garantiu ainda que já comunicou a sua decisão ao presidente nacional do PMDB, o vice da República, Michel Temer.


A família na disputa
Vagner também anunciou que a família Sales terá uma candidatura a federal. A sua filha Jéssica Sales, que é médica e faz curso em Barretos (SP), deverá assumir a vaga para a campanha. Nos próximos dias será feito o anúncio oficial.

Publicidade

Seis por meia dúzia
Na prática não muda nada a substituição da candidatura. Seja Fagner, Jéssica ou qualquer outro o que vai valer será o apoio do prefeito. Ele está bem avaliado na sua gestão e com conexões políticas em todos os municípios do Juruá. Vagner acha que 40 dias de campanha serão suficientes para eleger a filha.


Seguindo em frente
Vagner se mostrou muito disposto para a campanha majoritária no apoio a Márcio Bittar (PSDB) ao Governo e Gladson Cameli (PP) ao Senado. “Se me derrubam não fico no chão. Sou de cair e levantar imediatamente,” disse ele.


Ajuda importante
Por outro lado, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) saiu satisfeito das andanças que fez pelo Juruá. Já sabe que terá apoios políticos importantes em Mâncio Lima e Porto Walter na sua tentativa de reeleição.


Sales_02


Boas perspectivas
A candidata a deputada federal Leilane Ribeiro (PP) poderá surpreender. Funcionária da Polícia Federal, Leilane dirige o Sindicato Nacional da sua categoria em Brasília. Anteriormente tinha sido convidada a sair candidata ao Congresso pelo Distrito Federal.


Não vai ser fácil
A ala do PT que sonha com a derrota do candidato à reeleição Jonas Lima (PT) pode tirar o cavalinho da chuva. Pela estrutura que vi de campanha esses dias pelos municípios do Juruá dificilmente Jonas não ficará fora. Mas é sempre bom combinar primeiro com o eleitorado.


Um dia de união
A oposição estará unida por pelo menos um dia no próximo sábado, dia 9. Durante a visita de Aécio Neves (PSDB) a Rio Branco Márcio Bittar e Bocalom (DEM) já foram convocados para as agendas do presidenciável.


Natural
O DEM de Bocalom é parte importante da campanha de Aécio. Não teria sentido ser excluído, mesmo com a notória amizade entre Aécio e Bittar. Esses problemas paroquiais são menos importantes que o objetivo nacional.


O voto Frankenstein
No Juruá o candidato ao Senado Gladson Cameli  terá o apoio de setores da FPA. Também parte da tropa política fiel a Bocalom prefere o candidato do PP. O bairrismo do Juruá é muito mais forte do que se pode imaginar.


O voto Frankenstein 2
Alguns aliados do deputado federal Sibá Machado (PT) de Sena Madureira andam tão revoltados com os problemas internos do PT que podem votar com a oposição. Indignados com a “perseguição” a sua “liderança” prometem votar para Sibá a federal e Bocalom ou Bittar ao Governo.

Publicidade

Sem muito fogo
O PT lançou mesmo o Major Araújo (PT), Comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul  a deputado federal. Mas os estaduais do partido do Juruá com quem conversei apoiarão outros nomes para federal. Assim ficará difícil.


Pretensão
O ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Itamar de Sá (PT), coordenador da campanha da FPA na região está sonhando alto. Impedido de ser candidato a deputado estadual por ter sido condenado em processos da sua gestão, Itamar quer ser prefeito de Cruzeiro do Sul. Ele confidenciou a amigos que se livrará dos imbróglios para concorrer em 2016.


Não se iludam
O ex-prefeito de Rodrigues Alves, Dêda Amorim (PROS) foi condenado outra vez. Mas ninguém ache que isso atrapalhará a eleição da sua esposa Maria Antônia (PROS). Na minha avaliação, ela deverá ser uma das mais votadas para a ALEAC.


De novo e outra vez
A estrutura de campanha do atual presidente da ALEAC, Élson Santiago (PEN) é grande. Ele me confidenciou que luta não só pelo sua oitava reeleição, mas para manter-se como presidente do legislativo acreano na próxima legislatura.


Disputa antecipada
Nenhum deles ainda conseguiu a reeleição, mas são potenciais candidatos à presidência da ALEAC, em 2015. Estou falando de Ney Amorim (PT), Jamyl Asfury (PEN) e Élson Santiago. No Acre é assim, a eleição de 2014 ainda não acabou, mas já se pensa nos próximo passos políticos. Se os três deputados citados conseguirem a reeleição a disputa do comando da Casa que tem um dos maiores orçamentos do Estado será grande. Mas tudo isso depende do resultado que será decretado por vossa excelência o eleitor.


 


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Nelson Liano Jr.  Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido