Menu

Prazo para acabar com lixões encerra hoje e apenas a capital cumpre a lei

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais de metade dos municípios do país não tomaram as medidas necessárias para cumprir a determinação de acabar com os lixões a céu aberto, que é conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos. O prazo de adequação é até este sábado (2).

No Acre, apenas a capital, Rio Branco, conseguiu se adequar à lei e possui uma Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre). Já o restante dos municípios não conseguiu cumprir a determinação e alegam falta de recursos. O Ministério Público pretende acionar os municípios por descumprirem a lei.

Anúncio

A lei foi sancionada em 2010 e determina que as prefeituras deveriam ter concluído, até 2 agosto deste ano, a destinação adequada para o lixo que não possui qualquer possibilidade de reaproveitamento. Entre as medidas possíveis estão a construção de aterro sanitário ou a incineração com baixo impacto ambiental. Sem o cumprimento da lei, os municípios ficam sujeitos a multas e ações na Justiça por crime ambiental.

A maioria dos pequenos municípios afirma não ter condições financeiras para realizar a construção dos aterros sanitários.

O Ministério Público está aguardando decorrer o prazo estipulado pela lei para propor as ações judiciais cabíveis.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.