Categories: Acre Notícias

Fundo Amazônia libera R$ 70 milhões para comunidades indígenas

Published by
Da redação ac24horas

Representantes e técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Funai, com apoio institucional da Secretaria e Meio Ambiente (Sema), se reuniram na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, entre os dias 29 e 30 de julho, com o objetivo de capacitar possíveis proponentes aos projetos a serem submetidos para a chamada pública aberta desde maio desse ano pelo Fundo Amazônia, visando apoiar atividades vinculadas às implementações de planos de gestão territorial e ambiental em terras indígenas.


A chamada envolve recursos na ordem de 70 milhões de reais para a Amazônia Brasileira, sendo que os projetos apresentados pelas comunidades, representadas pelas associações indígenas, ou organizações indigenistas, podem pleitear, individualmente, de 4 a 12 milhões.


Segundo Juliana Ferreira Simões, gerente de projetos do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental/MMA, espera-se que organizações indígenas e indigenistas mais estruturadas possam atuar como aglutinadoras de projetos para as associações menores.


“A ideia é que organizações proponentes mais capacitadas tecnicamente possam contemplar projetos de comunidades menores, dado as dificuldades estruturais das associações de menor porte em acessarem estes recursos. O projeto é concebido pela proponente, mas ela precisa dialogar e se comprometer com as instituições menores aglutinadas que ela representa. O Fundo Amazônia exigirá documentos comprobatórios destes compromissos assumidos”.


A chamada garante 70% do recurso para a execução dos planos, ou seja, os projetos precisam garantir a implementação dos PGTAs (Plano de Gestão Territorial e Ambiental), além de atualizar os planos de gestão já elaborados. Em menor proporção, 30 % dos recursos podem ser destinados à elaboração de planos de gestão de TIs que ainda não passaram por essa primeira etapa de discussão e elaboração.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Acreano Alexandre Aragão vence combate de MMA no Rio de Janeiro

O lutador acreano Alexandre Aragão, de 27 anos, conquistou sua primeira vitória em um evento…

28/07/2024

Fla bate Atlético-GO e aproveita cochilo de rivais para retomar liderança

O Flamengo fez jogo tranquilo, bateu o Atlético-GO por 2 a 0 no Maracanã e…

28/07/2024

A eleição de Rio Branco, suas necessidades e o papel da frente ampla

O cenário eleitoral para a prefeitura de nossa Capital, Rio Branco, está definido nessa reta…

28/07/2024

Homem é esfaqueado ao andar de bicicleta no Centro de Rio Branco

Rodrigo dos Santos, de 31 anos, foi ferido a golpes de faca na madrugada desse…

28/07/2024

Após quatro anos, foragido por homicídio é preso em Xapuri

Uma ação conjunta das Polícias Militar e Civil resultou na captura de um foragido da…

28/07/2024

Nadadora brasileira é expulsa da delegação em Paris após indisciplina

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu desligar a nadadora Ana Carolina Vieira da delegação brasileira na…

28/07/2024