Categories: Destaque Central - Política Regional Notícias

Duarte promete defender construção de ponte do Abunã

Published by
Da redação ac24horas


O candidato ao Senado pela coligação “Produzir Para Empregar”, Roberto Duarte, afirmou que, se for preciso, irá dormir na porta do Palácio da Alvorada até o futuro presidente da República incluir, no Orçamento Geral da União, os recursos para a construção da ponte sobre o Rio Abunã. “Aquela ponte é vital para o desenvolvimento e valorização do Acre”, disse o candidato, indignado com a decisão da presidente Dilma Roussef (PT), que cancelou a dotação orçamentária prevista para a obra.


“O silêncio da Bancada Federal deixa toda a população ainda mais aflita e decepcionada”, afirmou Duarte, destacando que a presidência remanejou para outras áreas os R$ 15 milhões que estavam destinados ao início dos serviços. A obra inteira, orçada em R$ 1,5 bilhão, já não tem prazo para início ou conclusão e o assunto só deve pautar a agenda dos deputados e senadores em 2015.


“O que está por trás dessa omissão? O que é ‘contrariedade do interesse público’ alegado no veto presidencial?”, questionou o candidato, que critica o monopólio exercido há décadas pelo empresário que explora a travessia e, “em tempos difíceis, como a recente cheia histórica do Rio Madeira, impôs, impunemente, uma tabela de preços absurda, impraticável por boa parte dos cidadãos que utilizam a BR-364”.  Para Roberto Duarte, “o fato dos acreanos penarem com o isolamento por quase dois meses devia ter servido de estímulo para que os políticos do nosso estado se unissem em torno da questão”.


Acompanhado do governador Sebastião Viana, há cerca de quatro meses, a presidente Dilma Rousseff prometeu, durante coletiva no aeroporto de Rio Branco, a construção da ponte. No entanto, ela já havia vetado a obra no dia 24 de dezembro de 2013, conforme mostra a Mensagem de nº 595, enviada ao Senado Federal.


“Dilma mentiu duas vezes aos acreanos. Primeiro por dizer que a culpa do isolamento não foi das hidrelétricas e, segundo, por prometer a ponte e logo em seguida retirar do orçamento os recursos destinados a ela”, comentou o advogado-candidato. “Me estranha que os nossos senadores não tenham se posicionado sobre o asssnto, tampouco o governo do PT, aqui no Acre, tenha dado uma satisfação sobre essa notícia tão lamentável”.


Leia mais: Sebastião Viana destaca visita de Dilma: “Ela garante a construção da ponte do Madeira e se solidariza com o Acre”


 


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024