Menu

Tenda Chico Mendes retrata a história da prática extrativista no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

image_banner (1)

Seis exposições integram a Tenda Chico Mendes, presente na primeira SBPC Extrativista da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No local, o visitante encontra informações, objetos e fotografias que retratam aspectos da cultura amazônica ligados à prática extrativista.

Anúncio

Segundo o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac) e coordenador da comissão organizadora, Tadeu Melo, os 25 anos de morte de Chico Mendes serviram de inspiração para a criação desse espaço. Líder seringueiro mais conhecido da história do Acre, Chico Mendes lutou pelos direitos dos trabalhadores rurais.

A tenda reúne, todos os dias, trabalhos sobre as cadeias produtivas da castanha, do açaí, as ações desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa) e pelo WWF-Brasil, além de exposição fotográfica e de sapatos de seringa.

O professor de engenharia civil e ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Otto Rottuno, acompanha as reuniões da SBPC há oito anos e se mostrou empolgado com o que encontrou no local. “Na SBPC Extrativista conheci mais sobre a Amazônia, pois apresenta uma visão integrada dos conhecimentos tradicionais e científicos da região”, comenta.

O estudante de Palmas (TO), Jefferson Dias, veio ao Acre assistir apresentação de pesquisa do pai e aproveitou para conhecer a trilha do Parque Zoobotânico e a SBPC Extrativista. “Apesar de ser da mesma região, o Tocantins possui a vegetação de cerrado, diferente da apresentada aqui. Gostei muito dos sapatos de borracha”, completa.

ATRAÇÕES DA TENDA CHICO MENDES:

A “Cadeia produtiva da Castanha-do-Brasil” apresenta resultados de projetos desenvolvidos pela Embrapa, desde a coleta da castanha até o processamento final na Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre).

O Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa) mostra, através de banners e comercialização de livros produzidos pela editora da instituição, as pesquisas desenvolvidas sobre extrativismo de plantas e pesca artesanal no estado do Amazonas. Os livros possuem temáticas variadas referentes à região amazônica.

Condicionadores, shampoo, óleos e uma máquina despolpadora são atrativos da exposição Cadeia de Valor do Açaí na Amazônia. Os processos de produção, comercialização e transformação dos frutos, comercialização da polpa in natura e dos produtos são abordados no local.

Tênis, pneus, ligas, cola branca, bijuterias ecológicas e artesanais e camisinhas são alguns dos produtos confeccionados parcial ou inteiramente por meio do látex. Esse é o tema da exibição produzida pela WWF-Brasil. A instituição trabalha diretamente com os seringueiros e oferece cursos e técnicas que agregam valor aos produtos da floresta.

Sapatos de Seringa produzidos durante projeto do governo do Acre em parceria com o Instituto Europeu de Design (IED) de São Paulo, também fazem parte da Tenda Chico Mendes. Os calçados estiveram recentemente em Milão durante o Salone Internazionale del Mobile.

Resex 24 Anos afirmando os ideais dos trabalhadores da floresta é o tema da exposição produzida pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio), WWF-Brasil e governo do Estado. Mostra o cotidiano e o trabalho na reserva que leva o nome de Chico Mendes.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.