Categories: Acre Notícias

Conferência sobre cobras venenosas atrai grande público na 66ª SBPC

Published by
Da redação ac24horas


O professor do departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB), Jaime Santana, apresentou o conferencista Paulo Sérgio Bernarde, do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul. Logo ele iniciou a palestra “Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Brasil”, diante de um auditório com mais de 120 pessoas sentadas e em pé.


Esse público, composto por estudantes, professores e curiosos dos ramos da biologia, principalmente, da saúde e da química, entre outros, assistiu, com interesse, a um palestrante extrovertido que falava sobre cobras, na Sala 3 do bloco de Medicina, com início às 10h desta quarta-feira, 23.


“Qual o animal de que mais se tem medo?”, indagou Bernarde. “Logo se pensa em serpentes. Mas não é a cobra que vai até a pessoa.” Nesse sentido, o biólogo com doutorado em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, em 2004) começou sua apresentação referindo-se ao misticismo que se tem em torno desses répteis. “Muito do que se diz sobre as serpentes não condiz com a realidade”, ponderou. “Somos levados a ter uma ideia ruim sobre elas, desde o Gênesis, com Adão e Eva.”


Segundo Bernarde, as estatísticas apontam que menos de 150 pessoas morrem por picada de cobra anualmente no Brasil, o que é irrisório se em comparação com os 50 mil casos de homicídios por ano. “As regiões Norte e Nordeste registram o maior número de incidências com mais letalidade”, afirmou. “O tema, então, é importante no ensino de vários cursos assim como para qualquer leigo.”



Caracterizando as cobras


Bernarde procedeu a uma exibição de fotografias com várias famílias de serpentes e passou a caracterizá-las, no que respeita a órgãos sensoriais, alimentação, atividade de caça e repouso, reprodução, dentição etc., identificando as peçonhentas. “De 380 espécies, 61 são peçonhentas”, informou.


Também se referiu aos tipos de envenenamento, de acordo com as cobras: jararaca, cascavel, surucucu pico-de-jaca e coral verdadeira. “O antídoto é aplicado conforme o tipo de veneno”, explicou. “Há três formas de fazer esse reconhecimento: por teste bioquímico, que demora três dias e, portanto, está descartado; levar a cobra morta; e, o mais utilizado, exame clínico-epidemiológico, ou seja, pelos sintomas.”


Biólogos formados pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), Débora de Castro e Eduardo Sousa, que vieram de Porto Velho para a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), consideraram a palestra muito boa. “Gosto de estudar os répteis”, disse Débora. “O palestrante é conhecido na Unir e, por isso, vim assistir à conferência; é interessante saber mais sobre os acidentes ofídicos”. Eduardo destacou a linguagem utilizada por Bernarde: “O modo como ele fala facilita o entendimento da mensagem para qualquer leigo.”


Primeiros socorros


No caso de acidente ofídico, Bernarde recomenda estes procedimentos:


Manter a vítima em repouso até chegar ao hospital e tranquilizá-la;
Não fazer torniquete do membro afetado;
Não cortar, não fazer incisão ou sucção na área picada;
Limpar apenas com água e sabão, sem utilizar outra substância;
Fazer a vítima beber muita água;
Tentar levar a serpente causadora do acidente ou fotografá-la.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024