Menu

Providências adotadas para evitar apagões no Acre são avaliadas pelo MP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

2385743a60f8b9f54ef68f9945b17ad8-cópia

Representantes das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e da Companhia Energética do Estado do Acre (Eletroacre) estiveram no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), na última sexta-feira (18), para apresentar informações, dados técnicos e financeiros atualizados referentes à transmissão e à distribuição de energia elétrica no estado e às providências adotadas para evitar apagões.

Anúncio

Uma ação civil pública foi ajuizada pelo MPAC, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, e pelo Ministério Público Federal, requerendo, entre outros pedidos, a instalação de um segundo circuito de transmissão de energia, o segundo linhão. A ação foi proposta em 2010. Além da Eletronorte, consta como réu a Eletroacre.

Nesse interim, a Eletronorte procedeu, em dezembro de 2012, à instalação da segunda linha de transmissão entre Mato Grosso e Acre, chegando até o município de Epitaciolândia. A promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Alessandra Marques, pediu, neste momento, a suspensão do processo, que outrora, tramitava na Justiça Federal, e que, agora, após a declinação da competência, tramita na Justiça Estadual, para atualizar os dados sobre a transmissão de energia.

“Pedi à juíza sessenta dias para que eu possa colher todas as informações atualizadas sobre a situação do serviço de transmissão e de distribuição de energia elétrica, porque esta ação está fundada especialmente na transmissão de energia por meio das linhas, sendo que, com o ajuizamento da demanda, diversas medidas foram tomadas, sobretudo pela Eletronorte; entre as quais, a entrada em operação da segunda linha de transmissão de energia”, esclarece a promotora, ao considerar que, se hoje tivermos um problema de interrupção do primeiro linhão, o segundo imediatamente entra em operação.

Até o momento, foram investidos R$ 230 milhões na transmissão e distribuição de energia elétrica para o Acre, sendo que, até 2016, serão aplicados cerca de R$ 400 milhões para extensão das duas linhas nos trechos de Rio Branco/ Feijó/Cruzeiro do Sul.

“Isso vai melhorar obviamente a qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica aos consumidores. Nos últimos 18 meses, segundo a Eletronorte, só tivemos uma interrupção de energia decorrente da transmissão, que configurou, na verdade, um problema na geração da energia e não propriamente nas linhas de transmissão”, pondera Alessandra Marques.

Pedidos sobre ressarcimento de danos morais e materiais ainda despontam na ação aguardando julgamento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.