O Festival Gastronômico de Mercado – Cultura e Arte nasce de forma simples com a ideia de promover a gastronomia elaborada nos mercados Novo Velho e dos Colonos por vários profissionais que fazem a história do lugar, e ao mesmo tempo, proporcionar diferentes vivências de sabores. O evento reúne pensões, lanchonetes e bares, que oferecem o ‘tempero’ da culinária acreana, comercializam produtos e divulgam a cultura desses espaços de memória.
A abertura será realizada nesta segunda-feira, 21, e se estende até o dia 26 de julho, a partir das 19 horas, nos Mercados dos Colonos e Novo Mercado Velho, no Centro de Rio Branco. A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour, Secretaria de Estado de Turismo e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), e o Instituto Dom Moacyr, com o apoio de empresas locais e Senac.
Para apresentar uma cartela da culinária feita nos mercados Novo Velho e dos Colonos, os permissionários participaram de um encontro de compartilhamento com os chefes de cozinha de São Paulo, Eduardo Mandel e Paulo Machado, o cubano Ricardo Pardon, especialista em drink’s, e a gourmet acreana Patrycia Coelho. A atividade faz parte do programa da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre.
Reciclagem das técnicas de higiene, de padronização, recebimento, armazenamento e conservação dos alimentos, por exemplo, foram abordados na parte teórica. A oficina foi do dia 16 a 19 de julho. Os chefes de cozinha visitaram os mercados para as instruções práticas. “ Não trouxe receitas, mas técnicas para que pudessem desenvolver as receitas que eles querem, acham interessantes e acreditam que podem valorizar a cultura acreana pela gastronomia”, explica Eduardo Mandel, chefe de cozinha
Com o treinamento a ideia é trazer conceitos e novas maneiras de como trabalhar e servir produtos regionais e também explorar outros da melhor maneira. Uma forma de valorização da cultura gastronômica acreana aproveitando elementos como a farinha de Cruzeiro do Sul, o abacaxi de Tarauacá, feijões, castanha, peixes, entre outros.
A proposta de valorizar o regional está em harmonia com a gastronomia contemporânea, que trabalha com produtos locais, e utilizar o que está mais próximo. “Mostramos novas maneiras de se trabalhar esses elementos para que eles se fortaleçam como identidade da cozinha local acreana,” explicou o chefe de cozinha Paulo Machado.
Cada pensão e lanchonete servirá um prato especialmente produzido para o festival. A ideia é oferecer receitas típicas para degustação, que apresentam um universo gastronômico próprio, com seus sabores únicos, que não se encontram em casa.
O Festival Gastronômico de Mercado oferecerá ao púbico visitante uma programação com atividades artístico-culturais. Muito mais do que possibilitar a comercialização de produtos, os mercados são espaços intensos de socialização e vivência cotidiana. Além de comprar, os visitantes se emanam dos sabores, cheiros e modo de vida e trabalho das pessoas que fazem a história dos mercados.
FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MERCADO, CULTURA E ARTE
PROGRAMAÇÃO
Segunda- feira – 21 de julho – Abertura oficial
TERÇA-FEIRA – Dia 22 de julho
19h DJ’s – Novo Mercado Velho e Mercado dos Colonos – Apresentações musicais de DJ’s, animando os dois Mercados com os melhores hit’s variados.
20h – Orquestra da EMAC – Apresentação da Orquestra da Escola de Música Acreana, na Praça do Novo Mercado Velho.
QUARTA-FEIRA – Dia 23 de julho
19h DJ’s – Novo Mercado Velho e Mercado dos Colonos – Apresentações musicais de DJ’s, animando os dois Mercados com os melhores hit’s variados.
20h – Cinema – Exibição de filmes com produção acreana:
“O Mergulho”, de Silvio Margarido
“O Cego de Cotinha”, de Marisa Dwir e
“Awara Nane Putane”, de Sérgio de Carvalho
QUINTA-FEIRA – Dia 24 de julho
19h DJ’s – Novo Mercado Velho e Mercado dos Colonos – Apresentações musicais de DJ’s, animando os dois Mercados com os melhores hit’s variados.
20h – Apresentação de Quadrilha – Apresentação da Quadrilha Junina Pega-Pega, que esse ano se apresentou no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas com o tema: “Deixa a Junina Pega Pega Te Envolver Com o Nosso Jeito Tão Acre se Ser – Retalhos de Um Lugar Tão Meu”.
SEXTA-FEIRA – Dia 25 de julho
19 DJ’s – Novo Mercado Velho e Mercado dos Colonos – Apresentações musicais de DJ’s, animando os dois Mercados com os melhores hit’s variados.
20h – Aulão de Dança – Realização de Aulão de Dança, com o Dançarino Lambada e convidados, a ser realizado na Praça do Novo Mercado Velho e que terá como objetivo, a interação com o público presente.
SÁBADO – Dia 26 de julho
19 DJ’s – Novo Mercado Velho e Mercado dos Colonos – Apresentações musicais de DJ’s, animando os dois Mercados com os melhores hit’s variados.
20h – Show’s Musicais – Apresentações musicais a serem realizadas na Praça do Novo Mercado Velho, tendo como atração as seguintes bandas:
– Caldo de Piaba
– Os Descordantes
– Mapinguarí Blues
Terça a Sábado – 22 a 26 de julho
Exposição de móveis, látex e produtos regionais confeccionados no Acre
A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, reuniu centenas de…
Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…
Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…
A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…
Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…
O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…