Menu

Prazo para anteprojeto de Código Eleitoral é prorrogado até dezembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A comissão de juristas encarregada de elaborar o anteprojeto de reforma do Código Eleitoral teve o prazo de seus trabalhos estendido até dezembro deste ano. O ato com a prorrogação, assinado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, foi publicado nesta semana.

O colegiado, criado em 2010, tem como presidente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. Desde maio deste ano, Toffoli acumula a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em mandato que vai até 2016.

Anúncio

O atual Código Eleitoral é de 1965 e desde então vem sofrendo apenas alterações pontuais. As eleições também são regidas pela Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), pela Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) e pela Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64/1990).

A partir do anteprojeto elaborado pelos juristas, será apresentado um projeto de lei a ser discutido e votado no Congresso Nacional, primeiro no Senado, depois na Câmara.

Em visita a Renan, em fevereiro, Toffoli citou entre os temas em debate o financiamento de campanhas eleitorais e a prestação de contas pelos candidatos. O ministro afirmou também que um dos objetivos do colegiado é promover maior racionalização dos processos em âmbito eleitoral por meio de sua unificação – hoje, por um mesmo fato, um candidato pode responder a vários processos ao mesmo tempo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.