O prefeito Marcus Alexandre proferiu nesta terça-feira, 15, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) a palestra “Desafios e Propostas Mobilidade Urbana de Rio Branco” durante a abertura da semana comemorativa aos 36 anos de instalação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) no Estado do Acre. Marcus Alexandre é engenheiro civil e mantém importante relacionamento com o CREA. A palestra mostrou os grandes investimentos que estão sendo empreendidos pela Prefeitura para modernizar a mobilidade social na capital acreana. Os projetos estão divididos em três fases e todas contam com a parceria do Governo do Estado e o Governo Federal.
Rio Branco ultrapassou uma fase (a do PAC Médias Cidades, que investe mais de R$70 milhões em 7 vias estruturantes) e já espalhou obras de duplicação de importantes corredores da cidade. Essa evolução permitiu que o Município obtivesse da Câmara de Vereadores autorização para contratar R$32 milhões da 3ª etapa do PAC Mobilidade Médias Cidades para qualificação de vias e interligação de bairros, que contempla, segundo mostrou o prefeito, investimentos conexos aos recursos liberados pela Presidenta Dilma no começo de julho e prevê a implantação de 4 corredores exclusivos de ônibus, implantação de 1 corredor preferencial de ônibus e 2 Interligações de bairros como foco no transporte urbano; construção de 30 abrigos de passageiros; construção de 20 Estações de passageiros e 1 estação de passageiros especial; construção de 2 terminais de integração; sistema viário para integração do 1º e 2º Distritos da cidade; estudos para a implantação de Terminais de Transporte Público Hidroviário; implantação e melhoria de 32,5 quilômetros de ciclovias e 150 Estações de Bicicletas Compartilhadas; implantação e qualificação de 18,5 quilômetros de calçadas; estudos e projetos de viabilidade para implantação do Anel Viário.
A palestra do prefeito Marcus Alexandre faz parte de ciclo de palestras técnicas no âmbito da 6ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional Organizadora da 71ª Semana Oficial de Engenharia (CONSOEA). O evento, que acontece durante toda a semana, conta com palestras, celebrações e homenagens a personalidades que se destacaram na construção do estado e da capital, entre eles, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Tadeu da Silva, que após a exposição de Marcus Alexandre exaltou a demonstração de compromisso com a engenharia e com a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Rio Branco a partir de um criterioso processo de modernização da mobilidade social. Essas ações sucedem ao trabalho de imageamento a laser da cidade, que resultou no Censo Territorial que está em andamento.
Para o presidente do CREA Acre, Amarildo Uchôa, “a engenharia é de interesse social e humana”. Nesse contexto, o Acre tem prestado decisiva contribuição para o desenvolvimento humano.
Uma das competências do Colégio de Presidentes é se manifestar acerca de consultas encaminhadas pelo CONFEA, por meio de propostas dirigidas aos CREAS. O evento movimenta a cidade de Rio Branco. No Acre o CREA tem 1.240 empresas filiadas e 2,4 mil profissionais associados.