Quem leu a coluna Radar da Folha de São Paulo de domingo, dia 13, deparou-se com a seguinte informação. “ Levanta-te e anda: Irritado com o mau desempenho do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o ex-presidente Lula (PT) convocou o pupilo para uma dura conversa…Lula disse que Haddad não pode ficar trancado no Gabinete e cobrou ações para romper a imagem de paralisia diante dos problemas da cidade…Uma das reclamações mais constantes de aliados é que Haddad faz poucas ações de rua e recusa convites para agendas de noite e nos fins de semana…” Pela nota fica claro que a maneira de conduzir a prefeitura da Capital Paulista é exatamente contrária a gestão do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT). Desde que foi declarado candidato Marcus ainda não parou de andar. Ganhou a eleição e manteve a mesma marcha. Podem reclamar de muitas coisas do prefeito acreano, menos de imobilidade. E Lula sabe bem disso…
Prestígio comprovado
Ninguém vá pensar que os R$ 70 milhões liberados pelo Governo Federal a fundo perdido para o município de Rio Branco foi à toa. Além do auxílio do senador Jorge Viana (PT), isso é fruto da certeza que os recursos serão bem empregados justamente em mobilidade urbana.
Coração valente
O prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales (PMDB) que também faz uma gestão bem avaliada está internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Realiza exames cardíacos para enfrentar com tranquilidade a eleição.
Luta no tapetão
Vagner enfrentou várias situações jurídicas delicadas, mas venceu todas. Agora, o seu filho Fagner Sales (PMDB) batalha para vencer uma questão no TRE-AC relativa a uma possível doação irregular de campanha que impugnou sua candidatura a deputado federal.
Opções
Se a situação de Fagner não se resolver poderá haver substituição de candidatura. Nesse caso, a filha Jéssica Sales (PMDB) poderá ser a candidata. Outra opção é Vagner apoiar o candidato natural do seu partido Flaviano Melo (PMDB).
Escorregando na pista
Que o prefeito do Quinari, James Gomes (PSDB) está fazendo uma boa gestão é evidente. Mas James cometeu uma barbeiragem ao anunciar os candidatos proporcionais que apoia nas eleições. Para federal vai de Marfisa Galvão (PSD), esposa do senador Petecão (PSD).
Ingratidão
Todo mundo sabe que quando James estava caçado no começo de 2013 quem o ajudou muito foi o deputado Major Rocha (PSDB), candidato a federal. James não vai retribuir ao representante do seu próprio partido? Estranho, muito estranho!
Nem é assim
O ex-prefeito da Capital, Raimundo Angelim (PT), andou reclamando de falta de apoio de alguns setores do PT. Ele acha que Léo Brito (PT) está sendo privilegiado. Uma fonte ligada ao Léo me garantiu que isso não existe. Na tendência petista DR o foco é tirar votos de Sibá Machado (PT).
O destino a favor
No entanto, os possíveis problemas que o candidato a federal Idésio Franck (PT) enfrenta por não ter se descompatibilizado a tempo do INCRA podem ajudar Sibá. Caso Idésio não consiga o registro os votos petistas do Alto Acre podem mudar de rumo.
Antes tarde do que nunca
O prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB), começou a construir o porto do município. O recurso vem de uma emenda do deputado federal Taumaturgo Lima (PT). O interessante é que Taumaturgo tem mostrado uma produtividade incomum nesse último ano de mandato.
Versão paz e amor
O governador Tião Viana (PT) procurou o prefeito Zezinho Barbary para oferecer ajuda do Estado. Elogiou a gestão de Porto Walter e liberou 10 mil litros de combustível para manutenção de ramais. A parceria desejada pelo prefeito desde 2013, começou a se tornar realidade.
Parcerias
Tião vai ajudar o prefeito ainda para aquisição de barcos, pavimentação e unidades de saúde. Barbary enfrentou sérios problemas no começo da sua gestão. Tomou medidas de contenções duras, mas retomou a sua popularidade.
Ilusão
A vereadora da Capital, Rose Costa (PT), candidata a federal pode estar se iludindo. Em 2012, a primeira dama Marlúcia Cândida vestiu a sua camisa na campanha. Mas em 2014 o quadro é muito mais complexo do que parece. Repetir o mesmo apoio parece muito difícil.
Caminho certo
A educação municipal de Rodrigues Alves está avançando e muito. Tanto que o ex-governador Binho Marques (PT), secretário executivo do Ministério de Educação, fará uma visita ao município para uma palestra, na próxima segunda, dia 21.
Paixão
A trajetória de vida pública de Binho sempre esteve ligada à educação. O ex-governador aceitou o convite do prefeito Burica (PT) para conferir um sistema avançado de ensino num dos menores municípios do país. O secretário municipal de educação, Orleílson foi da equipe de Binho.
Dobradinha e visão de futuro
O senador Jorge Viana (PT) e Binho estarão juntos nessa agenda em Rodrigues Alves. Mas além da pauta de educação Binho vai ver pela primeira vez a ponte sobre o Rio Juruá pronta, em Cruzeiro do Sul. No seu governo foram construídas as cinco maiores pontes da BR 364. Mas Binho saiu do governo antes das inaugurações. Apesar do seu afastamento da política é inegável que o ex-governador ainda tem muito prestígio no Juruá. Durante a sua gestão os empreendimentos relacionados a BR 364 geraram emprego e renda para milhares de pessoas. Sem falar no movimento financeiro de hotéis e restaurantes lotados com o grande contingente de engenheiros e trabalhadores durante as obras.