Menu

Eleitor já pode requerer voto em trânsito para presidente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A partir desta terça-feira, 15, e até 21 de agosto o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral nos dias 5 e 26 de outubro, data do primeiro e segundo turno das eleições, poderá requerer habilitação para votar em trânsito para presidente da República em urnas especialmente instaladas nas capitais e nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

A inscrição deve ser feita em qualquer cartório eleitoral do país mediante a apresentação de documento oficial com foto. Ao se cadastrar em trânsito, o eleitor estará apto a votar apenas na seção instalada no município escolhido. A alteração ou o cancelamento da habilitação podem ser requeridos até o fim do prazo para o pedido, em 21 de agosto.

Anúncio

O eleitor que optar por esse tipo de voto não poderá fazê-lo em seu domicílio eleitoral, pois será desabilitado temporariamente daquele local, a não ser que comunique a sua desistência no mesmo período, de 15 de julho a 21 de agosto, à Justiça Eleitoral. Se o eleitor não estiver no município escolhido, deverá justificar a ausência à eleição, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral. Na opção de voto em trânsito, o eleitor não precisa justificar a ausência para os outros cargos em disputa.

Para se ter uma seção eleitoral exclusiva para voto em trânsito é preciso que ao menos 50 eleitores tenham manifestado interesse de votar naquela localidade. No Acre, somente a cidade de Rio Branco, poderá ter seções desse tipo, uma vez que é o único município do Estado a possuir mais de 200 mil eleitores.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.