O deputado estadual Luis Tchê (PDT) defendeu na manhã desta terça-feira (15), a criação de um bloco de deputados federais e senadores dos estados da Amazônia, para defender os interesses e os projetos de desenvolvimento para os municípios que estariam sendo dificultados em nível federal.
O pedetista defende ainda a implantação de uma Zona Franca no Acre, como forma de compensação pela preservação da floresta. Tchê cita como exemplo, a Zona Franca de Manaus, que estaria gerando 113 mil empregos diretos. “O Acre também merece mais empregos e mais desenvolvimento”, enfatiza.
Segundo o parlamentar, enquanto o Amazonas continua com uma economia pujante, graças a Zona Franca, os demais estados estariam a mercê da sorte, vivendo com as sobras oferecidas pela União. “Até hoje, esperamos pelas áreas de livre comércio que nós prometeram, mas até agora, nada”, diz Tchê.
Ele acredita que a bancada de oito deputados federais e três senadores é pouco, mas se tiver um conjunto parlamentares todos os estados ganham. “Teríamos 27 senadores e mais de 100 deputados federais. Com esta composição, teremos condições de aprovar os projetos para toda as cidades da região”.