A Agência de Alimentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou no Brasil a comercialização da insulina inalável Afrezza. O medicamento tem ação rápida e substitui as injeções para o controle glicêmico em pessoas que têm diabetes, sendo uma nova opção de tratamento.
O medicamento foi aprovado no final do mês passado. O Afrezza consiste na inalação do pó em um pequeno inalador. O produto se dissolve quando atinge o pulmão e fornece insulina rapidamente para a corrente sanguínea.
Segundo informações divulgadas pela MannKind, laboratório que produziu o medicamento, os níveis de insulina são alcançados de 12 a 15 minutos após a administração. Mas a FDA faz um alerta: o medicamento deve ser utilizado em combinação com uma insulina de ação lenta em pacientes com diabetes tipo 1 e não é recomendado a pessoas que fumam ou tratam cetoacidose diabética.
Os testes foram realizados em mais de 3 mil participantes, portadores de diabetes tipo 1 e tipo 2. Ainda não há previsão para a venda do medicamento no Brasil.