Menu

Coroamento de uma luta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O fato da presidente Dilma ter recebido ontem, o prefeito Marcus Alexandre, se deve às gestões do senador Jorge Viana (PT). O importante do ato foi o simbolismo da escolha de Rio Branco como a cidade para a qual será liberada uma quantia orçada em 74 milhões de reais, para a aplicação em obras de mobilidade urbana. O que é melhor, não mais por uma operação com o BNDES, mas por recursos orçamentários da OGU. Um presente da Dilma ao apagar das luzes.


Ensaio_marcus


Promessa de campanha
Se há algo na política que não deve ser levado muito a sério são as promessas de campanha. Poucas são cumpridas. O prefeito Marcus Alexandre está quebrando este paradigma, e cumpre nesta manhã, uma de suas principais promessas para a região da Baixada da Sobral: inaugura uma UPA, que permitirá aos moradores o atendimento de Saúde na própria comunidade.


Bem lembrado
A nova UPA receberá o nome do falecido radialista Franco Silva, proposta apresentada pelo deputado Astério Moreira (PEN). Franco teve uma morte trágica e é justa esta homenagem.


Registre-se ainda
E se registre também que, para a obra da UPA ser conclusa se deve a parceria do prefeito Marcus Alexandre com o governador Tião Viana, que conseguiu recursos estaduais e federais.


Último ato
Por força da lei eleitoral, a inauguração da “UPA da Baixada” será o último grande ato que o governador Tião Viana participará, já que a partir do dia 5, ele estará legalmente impedido.


Não tem a mesma força
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal (PSL), lançará mesmo a mulher Leuda Areal (PSL), candidata a deputada estadual. Leuda não terá a competitividade do marido.


Pesa muito
O que pesará ainda negativamente contra a sua candidatura é o fato de que antigos aliados do Nilson, como Jairo Cassiano, Pitel, Nelson Sales, também são candidatos a deputado estadual.


Ninguém manda nos votos
A deputada Maria Antonia (PROS) não se mostra preocupada com a quebra da promessa do prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, de lhe apoiar, sabe que ninguém manda nos votos.


Aos 45 minutos
Sobre o apoio dos Hassem, a piada que é contada quando o assunto vem á tona é de que, só Deus, e assim mesmo aos 45 minutos do dia da eleição é que, se saberá quem estão apoiando.


Salvo por unanimidade
O TRE-AC absolveu por unanimidade o deputado Edvaldo Sousa (PSDC), da acusação de que ele usou o programa do governo de entrega de títulos definitivos em sua campanha á Aleac.


Questão de honra
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, tem dito ser “questão de honra” eleger o seu Procurador Jurídico, Jonathan Donadon (PMDB) a deputado estadual.


Faz parte do jogo
O deputado Werles Rocha (PSDB) sempre foi um crítico do governo no seu papel de oposição. Por isso, não pode reclamar do pau na rede social, que recebe dos que defendem o governo.


Criatura e criador
O ex-prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino (PSB), tem hoje no ex-prefeito Paulinho (PT), seu cabo-eleitoral na campanha, como principal detrator. Motivo: quer mandar na prefeitura.


E com mais ninguém
Roney Firmino diz abertamente que, nesta campanha, só tem um compromisso de apoio, que é a candidatura do governador Tião Viana e com mais nenhum dos candidatos do PT.


Convertidos ao islamismo
Perguntei ontem a uma importante figura do governo, como estava a relação tumultuada com o PRP. Resposta curta, clara e esclarecedora: “voltaram a se converter ao islamismo”.


Acha que elege
O senador Petecão (PSD) se diz “satisfeito” com a aceitação da candidatura da mulher Marfisa Petecão (PSD) à deputada federal, que tem também, o apoio do prefeito James Gomes (PSDB).


Fogo de palha
O blog tem informação que foi “fogo de palha” a ameaça de rebelião do PRP, em lançar chapa própria para a Câmara Federal e Senado e que já se acertaram e integrarão a FPA.


Carreira solo
O PSD vai disputar vagas na Assembléia Legislativa com chapa própria e tende eleger um deputado.


Tem grupo
Muita gente na FPA vem dando o deputado federal Sibá Machado (PT) como tendo a sua reeleição morta. Não apostaria muito nesta possibilidade, não é só e tem grupo fiel no PT.


Fora da política
Quem não quer nem ouvir falar de política é o ex-prefeito de Feijó, Dindin (PSDB). Mas, no mínimo, deve estar se saboreando com a fraca gestão do prefeito Merla Albuquerque (PT).


É uma diversão
Divirto-me quando ouço integrantes de partidos nanicos contabilizando elegerem três, quatro deputados estaduais. A maioria, que na campanha passada elegeu dois, elegerá um.


Outra configuração
É outra configuração política, aumentou o número de partidos e de candidatos.


Pouca frequência
O que o blog previu está acontecendo, as sessões na Assembléia Legislativa estão se realizando com um quorum mínimo e a tendência com o fim da Copa do Mundo é piorar.


Lei do murici
E não adianta que ninguém muda isso, na eleição é a “Lei de Murici”, cada deputado cuidando da reeleição e correndo o mundo atrás de votos.


As opinião em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.