Menu

Dívida líquida do setor público alcança 1,725 trilhões de reais até Junho de 2014

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em nota à imprensa divulgada nesta segunda, 30 de junho, o Banco Central (BC) divulgou que a dívida líquida do setor público (DLSP), que representa a diferença entre às obrigações e os haveres do setor público não-financeiro (Governo) junto ao setor financeiro (privado, público e Banco Central), alcançou a marca de 1,725 trilhão de reais, o que representa 34,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Em nota semelhante divulgada em 31 de janeiro do ano corrente, o BC divulgou que em dezembro de 2013, o valor total da DLSP era de 1,626 trilhão de reais e representava à época 33,8% de todo o PIB produzido.

Anúncio

Desta forma, mesmo para um leigo é perceptível os maus indicadores demonstrados pelo Banco Central, uma vez que não só é evidente a diferença negativa de 100 bilhões de reais, bem como o aumento do que significa o mesmo comparado para o PIB do país.

Em outras palavras, devido a falta de incentivo fiscal e creditícios, problemas de infraestrutura que vão da produção ao transporte e armazenamento, a indústria brasileira não consegue acompanhar os gastos da máquina pública, que se tornam cada vez maiores.

Também foi divulgado o valor total da Dívida Bruta do Governo Geral (Governo Federal, INSS, governos estaduais e governos municipais), que alcançou o montante estratosférico de R$2.895,8 bilhões em maio último ou 58% do PIB.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.