Categories: Acre Notícias

Boi Caprichoso faz apresentação contagiante no Festival de Parintins

Published by
Jairo Carioca

Caprichoso deixou a arena do Bumbódromo após uma apresentação contagiante. Com o tema “Amazônia Táwapayêra”, o boi azul abriu a noite do 49º Festival Folclórico de Parintins aflorando o lado sentimental da torcida com itens consagrados, como a ex Cunhã-Poranga Daniela Assayag, que saudou a plateia e anunciou a entrada de Arlindo Junior, o Apresentador deste ano (item 01). O levantador de Toadas (item 02) David Assayag entrou em seguida, acompanhado da Marujada (item 03), que também impressionou ao simular com suas vestes, repletas de estrelas e luzes de LED, um belo céu estrelado.


Ao som da toada “Sehaypóri”, entrou a primeira alegoria do bumbá, que retratou a lenda da serpente gigante de nome homônimo. Durante a evolução da alegoria, surgiu a Rainha do Folclore (item 8), Brena Dianná, pendurada no colar de um índio gigante a cinco metros de altura. Vestida com penas amarelas e laranjadas, a bela encantou a galera com sua simpatia ao som de “O ritmo é de boi”.


Foi a vez então das Tribos Indígenas (item 13) invadirem a arena para apresentar a coreografia (item 20), com vestes que lembravam animais da floresta. A encenação serviu de pano de fundo para a entrada do Pajé (item 12), Waldir Santana, que, com uma intimidante roupa com falcões e um cajado que soltava faíscas, deu um tom mais sério e sombrio a apresentação.


Os Tuxauas (item 14) também chamaram bastante atenção, enchendo a arena com suas fantasias de mais de 60 quilos, preparando o terreno para a entrada da segunda alegoria, que representava a Figura Típica Regional (item 15).


Da oca principal do item, surgiu a Cunhã-Poranga (item 09), Maria Azêdo, envolvida com penas azuis. Após a apresentação da beldade, foi a vez da terceira alegoria entrar em cena, com a Porta-Estandarte (item 05), Rayssa Tupinambá, brotando de uma flor, rodeada por mais de dez beija-flores gigantes. Durante sua apresentação, o cabo de segurança rompeu e a bela não conseguiu evoluir, pois precisou ser retirada ainda na alegoria. A Porta-Estandarte retornou à arena apenas minutos depois, já em solo, para finalizar sua apresentação.


A quarta alegoria da noite representou a exaltação folclórica com a “Morada dos Encantados”. Do topo da árvore da vida, no centro da alegoria, surgiu o boi Caprichoso (item 10), após 1h25 de apresentação. Depois da evolução da “Morada dos Encantados” surgiu a Sinhazinha da Fazenda (item 07), Karyne Medeiros, ao som da música “Boi Brasileiro” e da mistura de “Estrela Angelical” com o sucesso “Rostinho de Anjo”.


A apresentação foi encerrada pontualmente às 23h, após a apresentação do Ritual Indígena (item 04) e de mais uma performance do Pajé.


Galera confiante


A Galera (item 19) do Caprichoso, como sempre, se mostrou de forma contagiante para animar a abertura da primeira noite do 49º Festival Folclórico de Parintins. Incansáveis, os torcedores cantaram junto com levantador de toadas, David Assayag, e interagiram com o apresentador, Arlindo Jr, e o Amo do Boi, Júnior Paulain, sem deixar o cansaço tomar de conta.


Pela primeira vez no festival dos Bumbás, o torcedor do Espírito Santo,  Jamilson Nascimento, 24, contou que ficou emocionado com o que viu na arena. Ele contou que já acompanha o festival pela televisão e sempre sonhou em vir à Parintins para participar desse momento. “Eu sempre tive vontade de vir aqui e esse ano deu tudo certo. Eu estou arrepiado o que estou vendo, está muito lindo”, avaliou  ele. “Essa festa é diferente e não tem Carnaval do Rio de Janeiro para se comparar com essa manifestação cultural”, avalia.


Já Sílvia Souza, que é de Manaus e todos os anos está na Ilha Tupinabarana, disse que é a força da galera que leva o Bumbá para frente. “Essa galera dá força, anima, agita. Achei tudo muito bonito e tenho certeza da vitória do Caprichoso”, afirmou ela.


Quem também se disse satisfeito com a apresentação do Touro Negro nessa primeira noite foi o torcedor Jean Baranda. Este ano, ele preferiu assistir apresentação do Caprichoso da arquibancada e parabenizou a participação da galera. “A empolgação da Galera surpreende e quando o Boi entrou na Arena, a interação melhorou ainda mais. Eu nunca vi algo semelhante a isso e não tem emoção que possa ser comparada”, disse ele após afirmar que acredita na vitória do Boi Azul.


Share
Published by
Jairo Carioca

Recent Posts

Doze detentos tentam fugir do presídio em Cruzeiro do Sul

Polícia Penais encontraram nesta quinta-feira, 16, cerradas várias barras de ferro de celas do bloco…

16/05/2024

Justiça Federal suspende etapa do concurso do Ifac

A Justiça Federal no Acre determinou a suspensão da segunda etapa do concurso público para…

16/05/2024

São Paulo pressiona, mas fica no empate com o Barcelona na Libertadores

Tudo igual no Morumbis. O São Paulo recebeu o Barcelona de Guayaquil (EQU) nesta quinta-feira,…

16/05/2024

Dublê de Chris Pratt em ‘Guardiões da Galáxia’ e ‘Jurassic World’ morre aos 47 anos

O dublê Tony McFarr morreu aos 47 anos na última segunda-feira (13). Ele substituiu Chris…

16/05/2024

Saerb garante restabelecimento de água na Sobral, Cadeia Velha e parte alta da Capital

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) informou na noite desta quinta-feira…

16/05/2024

Flu aproveita expulsão, vence Cerro e avança como líder na Libertadores

O Fluminense venceu o Cerro Porteño (PAR) por 2 a 1, nesta quinta-feira (16), no…

16/05/2024