Categories: Cotidiano Notícias

Supremo acelera julgamento de processos criminais contra deputados

Por
Da redação ac24horas

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta terça-feira (24) a acelerar o julgamento de processos criminais envolvendo autoridades. Pela primeira vez após mudança no Regimento Interno, aprovada no mês passado, as duas turmas do Tribunal julgaram inquéritos contra parlamentares. A alteração retirou do plenário a competência exclusiva para julgar ações penais contra agentes públicos com prerrogativa de foro, como parlamentares e ministros de Estado.


Nesta terça-feira, a Primeira Turma abriu ação penal contra a deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), por peculato e dispensa de licitação na compra de material didático. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os crimes ocorreram entre 2003 e 2004, quando a deputada exercia o cargo de secretária de Educação e Cultura do estado do Tocantins. A defesa da deputada alegou que ela não tinha responsabilidade pela licitação, que foi dispensada pelo então secretário da Fazenda.


Os ministros também receberam denúncia contra o deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA), por desvio de verbas públicas e dispensa de licitação, na época em que era perfeito de Luís Eduardo Magalhães (BA). Segundo o Ministério Público, houve desvios na compra de combustível para abastecer os veículos da prefeitura. Para a acusação, as notas fiscais apresentadas eram muito superiores à média da quilometragem dos carros. De acordo com a defesa, a compra de gasolina e diesel seguiu pareceres da comissão de licitação da prefeitura.


A Segunda Turma da Corte abriu ação penal contra a deputada federal Dalva de Figueiredo (PT-AP), também por dispensa de licitação e peculato. Em 2002, a parlamentar foi governadora do Amapá e contratou uma empresa de assessoria tributária sem licitação, segundo a acusação. Os desvios foram de R$ 2,4 milhões. A defesa da deputada alegou que o contrato foi assinado na gestão anterior, e previa uma cláusula de êxito que deveria ser paga a empresa, mesmo após a mudança de governo.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Juruá

Primeira-dama é destaque em programa de TV da campanha de Zequinha

O programa de TV da campanha à reeleição de Zequinha Lima em Cruzeiro do Sul…

02/09/2024
  • Acre

Caseiro reage a assalto, mata um e deixa outro ferido em Feijó

Eses Felipe da Silva Araújo, 21 anos, morreu, e Adailton Cruz Oliveira, 20, ficou ferido…

02/09/2024
  • Acre 01

Bittar é mais interessado na eleição de Bolsonaro do que Bocalom, diz Crica

Na edição especial do programa “Boa Conversa”, transmitido diretamente dos estúdios do ac24horas na Expoacre…

02/09/2024
  • Televisão

Thais Carla entra na Justiça contra o apresentador Danilo Gentili por gordofobia

O clima mais uma vez parece ter ficado tenso entre Thais Carla e Danilo Gentili,…

02/09/2024
  • Extra Total

Rio Branco suspende aulas e amplia atendimento em UBS’s devido à queimadas

O prefeito Tião Bocalom (PP) anunciou, no fim da tarde desta segunda-feira, 2, no gabinete…

02/09/2024
  • Cotidiano

Qualidade do ar em Rio Branco atinge nível perigoso

A qualidade do ar em Rio Branco, capital do Acre, alcançou níveis alarmantes na última…

02/09/2024