Menu

Tucanos estão se bicando na região do Abunã, em Plácido de Castro; Gedeon ameaça debandada e apoio a Bocalom

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Estão azedadas as relações entre as regionais do PSDB do Estado e do município de Plácido de Castro – desde a mudança feita na direção do partido no Abunã há cerca de vinte dias. O ex-candidato a prefeito, Gedeon Barros, tem revelado à amigos que prepara sua saída e promete revoada geral do ninho tucano para o DEM, de Tião Bocalom.


O protagonista desse capítulo foi ninguém menos que o presidente regional do Partido, deputado federal e secretário geral da Câmara dos Deputados, Márcio Bittar. Ele é acusado por setores descontentes de fazer uma intervenção na executiva do município sem chamar ninguém para uma amigável conversa.

Publicidade

“Ele simplesmente veio ao município e empossou o vereador José Ademar como presidente do partido e um ex-filiado do PPS como secretário geral, sem ao menos nos comunicar ou reunir para dizer os motivos da intervenção”, confirmou Sebastião Soares, que foi eleito em 2006 – quando o PSDB era administrado por Tião Bocalom – para liderar os tucanos do Abunã.


A postura foi analisada como autoritária e tem rendido conceitos negativos ao pré-candidato do PSDB ao governo do Acre, às vésperas das eleições. Por onde anda Gedeon (que teve mais de 4 mil votos nas eleições de 2012) tem literalmente “fritado” o nome de Márcio Bittar.


O OUTRO LADO – Procurada, a executiva regional do PSDB escalou o secretário geral do partido, Pedro Manoel, o Correinha, para falar sobre o assunto. Tranquilo e muito objetivo, ele negou que tenha ocorrido intervenção. Preferiu dizer que a mudança é salutar e busca  uma nova dinâmica ao partido na região. “Lamento muito caso isso venha acontecer porque o Gedeon é um líder, mas cada um tem a liberdade para escolher com quem deseja caminhar”, acrescentou Correinha.


O secretário geral afirma que até o momento, Gedeon e nenhuma outra liderança oficializou saída do PSDB. Ele não rechaçou quando o assunto foi política partidária. Com relação ao ex-presidente, Correinha diz que “Tiãozinho” precisa acreditar no projeto político em curso.


Sebastião Soares, segundo o PSDB, deixou de participar de várias atividades tucanas na região com o objetivo de alavancar a pré-candidatura de Márcio Bittar ao governo. Essa teria sido a principal causa da mudança de direção.


“Ninguém pode querer carregar um partido debaixo do braço e ficar no contrassenso. O Tiãozinho foi procurado várias vezes por mim, que conversei sempre que tive oportunidade sobre nosso projeto político”, concluiu Correinha.


DERROTA JURÍDICA – O ex-candidato a prefeito pelo PSDB, Gedeon Barros, perdeu recurso impetrado no TRE com relação as denúncias contra a chapa do Dr. Roney [PSB] e de seu vice, Edvaldo Costa [PT] à prefeitura de Plácido de Castro. Uma série de irregularidades foram apontadas e não reconhecidas pela Justiça Eleitoral,  desde prevaricação por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE), suspeitas do tráfico de influência e falsificação de documentos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido