Categories: Destaque Direita Notícias

Sancionada lei do motoboy

Por
Da redação ac24horas

Ao sancionar a lei que inclui o pagamento de adicional de periculosidade para mototaxistas, motoboys e motofretistas, a presidenta Dilma Rousseff disse que a medida é justa, necessária e um direito desses trabalhadores, que enfrentam diversos perigos e até risco de vida.


A lei altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e determina que os brasileiros que usam a moto para trabalhar com o transporte de passageiros e mercadorias recebam adicional de 30% sobre o salário. O projeto tramitou por mais de dois anos no Congresso.


Dilma lembra que a profissão está presente em todos os grandes centros do país, e citou, por exemplo, o caso de mães que precisam dos serviços da categoria durante a madrugada para receberem remédios para os filhos. A presidenta acredita que a lei não irá gerar desempregos. “Eu duvido que o patrão, que precisa ter um número significativo de motoboys, em uma lei que abrange todo o Brasil, que caso não seja cumprida, criará uma ilegalidade no exercício da atividade para o qual o motoboy é contratado, possa deixar de contratar”, disse a presidenta.


Para o senador Marcelo Crivella, autor do projeto de lei no Senado, a expectativa é que os profissionais invistam o adicional em equipamentos de segurança. “[A lei garante] a possibilidade dele poder comprar uma bota de couro, um casaco de couro, não andar com pneu careca, ter as lanternas da motocicleta sinalizando corretamente, condições de se aperfeiçoar.


Crivella lembrou que os motociclistas estão entre as principais vítimas dos acidentes de trânsito, citando que diariamente em São Paulo dois motoboys morrem e dez terão de usar cadeira de rodas.


A presidenta Dilma defendeu ainda a adoção de faixas exclusivas para a circulação dos mototaxistas, motoboys e motofretistas. “Temos dever, como representantes do Poder Público, e no meu caso como presidenta da República, zelar e tomar todas medidas para proteger vocês. Essa medida do adicional de periculosidade é apenas o começo”, concluiu.


De acordo com o Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas de São Paulo (Sindimoto-SP), a categoria tem cerca de dois milhões de trabalhadores em todo o país.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Destaque 2

Acre aplicou 86% das vacinas contra a Mpox

De acordo com dados divulgados pelo G1 nesta segunda-feira (2), o Acre aplicou até o…

02/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

CFM: médicos terão que declarar vínculos com farmacêuticas e empresas

Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que todos os médicos que possuam qualquer…

02/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano

De janeiro a agosto deste ano, o Brasil registrou 6.500.835 casos prováveis de dengue. Dados…

02/09/2024
  • Destaque Entretenimento
  • Notícias

Terceira noite de Expoacre terá rodeio e show gratuito de Marília Tavares

O terceiro dia da Expoacre 2024, que acontece nesta segunda-feira, 2 de setembro, no Parque…

02/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Fogo que atinge o Parque da Serra do Divisor começou num roçado

O fogo que se espalha pelo Parque Nacional da Serra do Divisor começou em um…

02/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Acre teve recorde de baixa umidade e alta temperatura em agosto

Dados divulgados pelo Portal O Tempo Aqui nesta segunda-feira (02) revelam que o mês de…

02/09/2024