Menu

PPS poderá sair da oposição e ir para a FPA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Enquanto a Copa do Mundo é o assunto predominante na mídia os bastidores da política acreana, às vésperas da convenções partidárias, estão fervilhando. Uma fonte me revelou que o PPS deverá anunciar nos próximos dias a saída da Aliança de oposição. O motivo são os desentendimentos entre o presidente regional do PPS, Coronel Deodato e o deputado estadual Major Rocha (PSDB). Os dois são pré-candidatos a deputado federal e disputam as preferências internas dos policiais militares do Acre. Nas redes sociais as trocas de acusações entre apoiadores dos dois lados têm sido constantes. Segundo informações o destino do PPS será a FPA que já enviou emissários à Brasília para fazer um acordo com o diretório nacional do PPS.


Quem perde
Se a notícia se confirmar o pré-candidato a governador Márcio Bittar (PSDB) terá grande prejuízo. O PPS é o partido de origem de Bittar e sempre esteve ao seu lado. Além disso, o tempo de rádio e TV do PPS passaria para a FPA.

Publicidade

O pomo da discórdia
Me informaram que anteriormente havia um acordo para que Rocha fosse o candidato a estadual da Corporação e Deodato o federal. Com a necessidade política de Rocha se lançar a federal, Deodato teria se sentido traído.


Mantendo a candidatura
Deodato que teve quatro mil votos para federal pelo PMDB, em 2010, deverá manter as suas pretensões na FPA. Inclusive, Deodato já está em plena pré-campanha visitando bairros da Capital e ramais do interior.


Henrique, sempre ele…
Outra notícia de bastidores que averiguei dá conta que Henrique Afonso (PV) poderá desistir de ser vice de Bocalom (DEM). As fontes próximas de Henrique com as quais chequei a informação nem desmentiram e nem confirmaram.


Suicídio político
Se as especulações sobre essa desistência forem verdadeiras Henrique pode esquecer a sua carreira política. Dentro do PV nacional já existe uma determinação para que Henrique não tenha legenda caso queira ser candidato à reeleição como deputado federal.


A candidata preferencial
O comando nacional dos verdes irá jogar pesado para que a presidente regional Shirley Torres (PV) seja eleita. Ideologicamente falando, Shirley está mais próxima da plataforma nacional do partido que terá candidato à presidência da República defendendo polêmicas bandeiras como o casamento gay e descriminalização da maconha e do aborto.


O rumo dos verdes
O pré-candidato Bittar já sinalizou que a Aliança está aberta para receber novamente o PV. Mas uma ala forte do partido defende o retorno à FPA. Até o dia das convenções muitos águas vão rolar entre os militantes verdes.


Prejuízo para a oposição
O enfraquecimento de qualquer uma das candidaturas ao Governo de oposição só interessa à FPA. Bocalom e Bittar precisarão ter performances similares se quiserem que a eleição vá para o segundo turno. Se um dos dois virar candidato “nanico” a eleição poderá ser decidida em primeiro turno.


Batido martelo
Conversei com o deputado Tchê (PDT) nesta quarta, dia 18. O PDT vai mesmo marchar com a FPA. A decisão já está sacramentada com as bênçãos do diretório nacional dos trabalhistas. Ponto final na possibilidade do PDT ir para a oposição.


Olha quem está falando
O deputado estadual Chico Viga (PTB) estava dirigindo a sessão da ALEAC, desta quarta, 18. Conhecido por não ser chegado à tribuna e nem as entrevistas, Viga estava dando as ordens na primeira parte da sessão.


Votos para todo lado
O deputado Jonas Lima (PT) me confidenciou que não tem como fidelizar as preferências do seu grupo político para um único candidato a federal. Os votos deverão ser divididos entre Sibá Machado (PT) e Raimundo Angelim (PT).

Publicidade

Órfãos
A desistência da candidatura a federal de Mâncio Cordeiro deixou os militantes da tendência petista DS sem rumo. Pelas conversas que ouvi alguns deputados de oposição poderão ter um votinhos do grupo da família Lima. E a maioria apoia Gladson Cameli (PP) para o Senado.


Apoio total
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) promete se empenhar para ajudar o coordenador da campanha da FPA em Rio Branco, Marcus Alexandre (PT). O prefeito da Capital encontra ainda algumas resistências entre militantes da FPA mais tradicionais.


Ultima forma
O presidente municipal do PSDC, jornalista e humorista Antônio Klemer vai continuar nas suas funções. Ele teria recebido um apelo do partido para não deixar a legenda.


“Agora quem não quer sou eu”
Assim o deputado Gilberto Diniz (PT do B) resumiu as negociações do seu partido com o PP na chapa de estadual. Ele acha que terá mais chances de se reeleger se aliando ao PMDB e ao PSDB na disputa das vagas da ALEAC.


Muitas mudanças ainda acontecerão
Quem acha que o quadro majoritário das eleições acreanas está definido se engana. As convenções partidárias poderão acontecer até o dia 30 de junho. Os registros ou substituições de candidaturas até o dia 5 de julho. Nesse momento cada dia contém a eternidade e o que parece certo de manhã se torna duvidoso à tarde. Também não aposto um centavo consolidação nas atuais chapas para estadual e federal. O movimento político acreano promete ainda muitas reviravoltas. Aguardem…


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido