O cantor e compositor Lenine encerra no Acre a turnê do projeto “Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota”, após percorrer cinco regiões do país visitando doze ações na área. O tour de dois dias batizado no Acre de “Encauchados”, conta com a parceria e o patrocínio da Petrobras.
No 29 deste mês, o cantor estará em Cruzeiro do Sul para conhecer iniciativas da Apae e o projeto Gestão Indígena, na Aldeia Poyanawa, assim como a troca de experiências com a comunidade. Em Rio Branco, o encerramento do projeto será no dia 1º de julho, com um show gratuito, na Concha Acústica, às 20 horas. O cantor revisita seu repertório de forma intimista, na “levada” voz e violão. Cenário, iluminação e as próprias canções a serem apresentadas expressam a preocupação com as questões sociais e ambientais. “É a oportunidade de conhecer a canção despida e sem subterfúgios, da maneira como foi concebida”, define o artista.
O projeto no Acre tem o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) e Fundação Elias Mansour (FEM) .
“Lenine é um artista que sempre esteve envolvido nas causas ambientais. O Acre é um estado que se tornou referência em política ambiental por sua ousadia e ações, por isso o governo do Estado participa com muito respeito desse projeto por entender sua importância. Será um grande momento com os acreanos”, diz Andréa Zílio, diretora-presidente da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac).
“O cantor e compositor Lenine é consagrado pelo seu trabalho. Iremos divulgar o projeto para que a população prestigie, tanto na capital como em Cruzeiro do Sul, como ação de turismo interno e também de lazer”, explica Rachel Moreira, Secretária de Estado de Turismo e Lazer.
‘Pegada socioambiental’
As primeiras composições de Lenine já traziam a marca das questões sociais e ambientais, mas nunca a natureza entrou na sua música de forma tão sorrateira quanto em “Chão”, em turnê pelo Brasil. Lenine é colaborador de grupos como o Witness, juntamente com o músico e defensor dos direitos humanos Peter Gabriel; Rain Forest Alliance; SOS Mata Atlântica; WWF; Projeto Albatroz Brasil; Orquestra Sinfônica Heliópolis; campanha Ser Diferente é Normal, do Instituto Metasocial, entre outros projetos.
Projeto Encauchados
Com denominação originada a partir da expressão “caucho”, É a nova denominação da borracha produzida na Amazônia. Resulta de uma tecnologia social desenvolvida pelo Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PoloProbio). Está sendo implantada em Terras Indígenas e em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. A técnica consiste na pré-vulcanização artesanal do látex e na adição de substratos naturais.
Frase
“A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto”. Lenine, cantautor, que também é botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou “orquidoido”, como prefere) e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental.
Subiu para 41 o número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta,…
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…
Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…
Na tarde deste sábado (21), a cidade de Sena Madureira foi palco da primeira edição…
O lutador acreano Thomas Bryan, da academia Chute Boxe Acre, brilhou neste final de semana…