Categories: Acre

Prefeitura de Cruzeiro do Sul concede mais de 12% de reajuste para educação

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

“Foi a vitória do diálogo aberto, da transparência e do zelo com os gastos públicos”, disse o prefeito Vagner Sales (PMDB), na tarde desta sexta-feira (13) ao anunciar o fim da greve da educação no município de Cruzeiro do Sul. Sales garante que a prefeitura vai conceder mais de 12% de reajuste para categoria.


A proposta apresentada pela prefeitura e aprovada pelo servidores de educação vai de 6% a 12,3% – mais pagamento de sexta parte para os professores, redução da carga horaria de 40 para 30 horas sem redução de salário e gratificação de titulação para servidores de apoio. A proposta é retroativo ao mês de maio.


Segundo o secretário de educação, Ivo Galvão, o salário inicial de um professor nível superior vai chegar a R$ 1.569 – por uma jornada de 25 horas. “É preciso destacar o esforço e a determinação do prefeito Vagner Sales, para que os alunos não fossem prejudicados e os educadores tivessem as reivindicações atendidas”.


Vagner Sales teria orientado sua equipe a replanejar todos os investimentos na área de educação. A prefeitura deixará de construir, fazer aquisição de equipamentos e alguns materiais para poder atender as reivindicações dos professores e quando de apoio da educação municipal.


“O prefeito participou de toda a negociação, inclusive nesta sexta-feira, ele pediu para sua equipe refazer os cálculos para construir o entendimento. O prefeito manteve sempre os canais de negociação abertos, ouviu os professores e servidores de apoio para chegar ao consenso”, enfatiza Ivo Galvão.


Vagner Sales reconhece que o salário dos educadores ainda é baixo, mas a prefeitura estaria no limite da lei de responsabilidade fiscal. “A educação é uma categorias que merece ser bem remunerada. O Salário ainda não é o ideal, mas não podemos fazer promessas que não podemos cumprir”, diz Sales.


O gestor municipal informa que ficou aberta a negociação para construir a melhoria da gratificação dos servidores coordenadores administrativos das escolas. “Dentro dos limites da estrutura do município e com responsabilidade, nós vamos fazer as melhorias salariais para os servidores”, afirma Sales.


Vagner Sales disse que respeita o direito de greve, mas o instrumento foi usado de forma política, por sindicalistas, antes de encerrar as negociação. “Nunca bateremos a porta na cara dos servidores, como foi feito no Estado. A democracia e a transparência fazem parte de nossa relação com o funcionalismo”.


O prefeito finaliza informando que os cortes que a prefeitura fará para reajustar os salários dos servidores não vão implicar em perda de qualidade de ensino. “Faremos o planejamento adequado das ações para que os alunos não sejam prejudicados nas escolas do município”, finaliza Vagner Sales.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Vasco vence Fortaleza nos pênaltis após jogo de seis gols e avança

O Vasco venceu o Fortaleza por 5 a 4, nos pênaltis, na noite desta terça-feira…

21/05/2024

Justiça volta a negar habeas corpus a policial que matou jovem na Expoacre

Em sessão realizada na tarde desta terça-feira, 20, desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal e…

21/05/2024

TRE rejeita investigação contra Gerlen Diniz ocorrida em 2022

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) decidiu, por unanimidade, não prosseguir com a Ação…

21/05/2024

Senado aprova Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas

O Senado aprovou projeto que cria o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas. A…

21/05/2024

Lula sanciona lei que assegura sigilo da vítima de violência doméstica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta 3ª feira (21.mai.2024) a lei…

21/05/2024

Em casa, Red Bull Bragantino ganha do Sousa-PB e avança às oitavas da Copa do Brasil

Nesta terça-feira, no Estádio Nabi Abi Chedid, o Red Bull Bragantino venceu o Sousa-PB por…

21/05/2024