“Foi a vitória do diálogo aberto, da transparência e do zelo com os gastos públicos”, disse o prefeito Vagner Sales (PMDB), na tarde desta sexta-feira (13) ao anunciar o fim da greve da educação no município de Cruzeiro do Sul. Sales garante que a prefeitura vai conceder mais de 12% de reajuste para categoria.
A proposta apresentada pela prefeitura e aprovada pelo servidores de educação vai de 6% a 12,3% – mais pagamento de sexta parte para os professores, redução da carga horaria de 40 para 30 horas sem redução de salário e gratificação de titulação para servidores de apoio. A proposta é retroativo ao mês de maio.
Segundo o secretário de educação, Ivo Galvão, o salário inicial de um professor nível superior vai chegar a R$ 1.569 – por uma jornada de 25 horas. “É preciso destacar o esforço e a determinação do prefeito Vagner Sales, para que os alunos não fossem prejudicados e os educadores tivessem as reivindicações atendidas”.
Vagner Sales teria orientado sua equipe a replanejar todos os investimentos na área de educação. A prefeitura deixará de construir, fazer aquisição de equipamentos e alguns materiais para poder atender as reivindicações dos professores e quando de apoio da educação municipal.
“O prefeito participou de toda a negociação, inclusive nesta sexta-feira, ele pediu para sua equipe refazer os cálculos para construir o entendimento. O prefeito manteve sempre os canais de negociação abertos, ouviu os professores e servidores de apoio para chegar ao consenso”, enfatiza Ivo Galvão.
Vagner Sales reconhece que o salário dos educadores ainda é baixo, mas a prefeitura estaria no limite da lei de responsabilidade fiscal. “A educação é uma categorias que merece ser bem remunerada. O Salário ainda não é o ideal, mas não podemos fazer promessas que não podemos cumprir”, diz Sales.
O gestor municipal informa que ficou aberta a negociação para construir a melhoria da gratificação dos servidores coordenadores administrativos das escolas. “Dentro dos limites da estrutura do município e com responsabilidade, nós vamos fazer as melhorias salariais para os servidores”, afirma Sales.
Vagner Sales disse que respeita o direito de greve, mas o instrumento foi usado de forma política, por sindicalistas, antes de encerrar as negociação. “Nunca bateremos a porta na cara dos servidores, como foi feito no Estado. A democracia e a transparência fazem parte de nossa relação com o funcionalismo”.
O prefeito finaliza informando que os cortes que a prefeitura fará para reajustar os salários dos servidores não vão implicar em perda de qualidade de ensino. “Faremos o planejamento adequado das ações para que os alunos não sejam prejudicados nas escolas do município”, finaliza Vagner Sales.
O elevado na estrada Dias Martins, em Rio Branco, voltou a ter o tráfego de…
Centenas de fiéis se reuniram na noite desta terça-feira, 31 de dezembro, na Catedral Nossa…
Preta Gil usou as redes sociais nesta terça-feira (31/12) pela primeira vez desde que foi…
O sorteio da Mega da Virada 2024 foi realizado na noite desta terça-feira (31), em…
O ciclista e criador do projeto "Odeio Pedalar", Kennedy Santos, realizou uma visita nesta terça-feira,…
A retrospectiva de 2024 para Tati Machado, 33 anos, foi de pura emoção, incluindo a…