Categories: Acre

Prefeitura de Cruzeiro do Sul concede mais de 12% de reajuste para educação

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

“Foi a vitória do diálogo aberto, da transparência e do zelo com os gastos públicos”, disse o prefeito Vagner Sales (PMDB), na tarde desta sexta-feira (13) ao anunciar o fim da greve da educação no município de Cruzeiro do Sul. Sales garante que a prefeitura vai conceder mais de 12% de reajuste para categoria.


A proposta apresentada pela prefeitura e aprovada pelo servidores de educação vai de 6% a 12,3% – mais pagamento de sexta parte para os professores, redução da carga horaria de 40 para 30 horas sem redução de salário e gratificação de titulação para servidores de apoio. A proposta é retroativo ao mês de maio.


Segundo o secretário de educação, Ivo Galvão, o salário inicial de um professor nível superior vai chegar a R$ 1.569 – por uma jornada de 25 horas. “É preciso destacar o esforço e a determinação do prefeito Vagner Sales, para que os alunos não fossem prejudicados e os educadores tivessem as reivindicações atendidas”.


Vagner Sales teria orientado sua equipe a replanejar todos os investimentos na área de educação. A prefeitura deixará de construir, fazer aquisição de equipamentos e alguns materiais para poder atender as reivindicações dos professores e quando de apoio da educação municipal.


“O prefeito participou de toda a negociação, inclusive nesta sexta-feira, ele pediu para sua equipe refazer os cálculos para construir o entendimento. O prefeito manteve sempre os canais de negociação abertos, ouviu os professores e servidores de apoio para chegar ao consenso”, enfatiza Ivo Galvão.


Vagner Sales reconhece que o salário dos educadores ainda é baixo, mas a prefeitura estaria no limite da lei de responsabilidade fiscal. “A educação é uma categorias que merece ser bem remunerada. O Salário ainda não é o ideal, mas não podemos fazer promessas que não podemos cumprir”, diz Sales.


O gestor municipal informa que ficou aberta a negociação para construir a melhoria da gratificação dos servidores coordenadores administrativos das escolas. “Dentro dos limites da estrutura do município e com responsabilidade, nós vamos fazer as melhorias salariais para os servidores”, afirma Sales.


Vagner Sales disse que respeita o direito de greve, mas o instrumento foi usado de forma política, por sindicalistas, antes de encerrar as negociação. “Nunca bateremos a porta na cara dos servidores, como foi feito no Estado. A democracia e a transparência fazem parte de nossa relação com o funcionalismo”.


O prefeito finaliza informando que os cortes que a prefeitura fará para reajustar os salários dos servidores não vão implicar em perda de qualidade de ensino. “Faremos o planejamento adequado das ações para que os alunos não sejam prejudicados nas escolas do município”, finaliza Vagner Sales.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Destaque 3

Galeria: veja imagens da segunda noite da Expoacre

A segunda noite da maior feira de agronegócios do Acre, a Expoacre, atraiu público maior…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Segunda noite de rodeio tem disputa entre 25 peões na Expoacre

A segunda noite do rodeio na Expoacre, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

“Máquina de soco” da Sem Fronteiras dá prêmio de R$ 500 à maior pontuação

O videomaker Kennedy Santos visitou o estande da empresa Sem Fronteiras, localizado no Parque de…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Pagodinho do Edil mistura sertanejo e pagode na Expoacre

Nesta segunda noite da Expoacre 2024, a jornalista Jocely Abreu entrevistou o grupo "Pagodinho do…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Biguinho Sensação diz que acreano é ‘pé quente’: “no palco, me transformo”

O cantor e compositor atração da segunda noite de Expoacre, em Rio Branco, Biguinho Sensação,…

01/09/2024
  • Extra Total
  • Notícias

“Quanto maior a seca, maior a alagação. Estamos nos preparando para isso”, diz Gladson

Em entrevista aos jornalistas Marcos Venicios e Jocely Abreu na segunda noite da Expoacre, o…

01/09/2024