Bater nos filhos ou conversar? Qual a melhor maneira de educar os pequenos? Esta semana o assunto virou conversa obrigatória para pais e responsáveis por menores, depois que a popular Lei da Palmada foi aprovada no Senado, com direito à presença VIP da apresentadora Xuxa na casa.
“A Lei veio para reforçar o que já existia. O problema é que muitos pais se excedem na hora de corrigir os filhos e acabam maltratando a criança”. Esta é a opinião da Juíza da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Rebeca Mendonça, ao falar da Lei rebatizada de Lei Menino Bernardo, aprovada quarta-feira e que agora segue para a sansão presidencial.
Na prática, segundo a magistrada, a legislação não traz grandes mudanças, uma vez que já existe penas para crimes praticados contra crianças e adolescentes previstas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Código Penal, mas possibilita promover mais a discussão e o diálogo, além de desenvolver a consciência de que o pai não precisa bater no filho para ele ter educação.
Agressões frequentes
De acordo com o Conselho Tutelar em Manaus, hoje, 90% das denúncias registradas pelo órgão tem a ver com algum tipo de agressão a menores de 18 anos. Por isso, o vice coordenador do Conselho, Daniel Serrão, acredita que o trabalho dos conselheiros vai aumentar daqui para frente. “A nossa função é de identificar o problema e oferecer ajuda e até apoio psicológico a esse pai, quando necessário”, destacou ele.
A auxiliar de limpeza Jorgete Mendonça, 38, tem quatro filhos. Ela diz que não é contra dar uma “palmadinha”, mas também diz que não concorda com espancamentos. “A minha filha mais nova tem 7 anos e quando precisa, dou umas palmadas, mas não para machucar. Se não for assim, os filhos querem gritar com os pais mais tarde”, falou.
Em uma entrevista concedida ao ac24horas na manhã deste sábado, 23, o senador Sérgio Petecão…
Babi Muniz admitiu que errou ao acusar Sacha Bali de ter agredido Fernanda Campos em…
Neymar Jr. abriu o coração e falou da importância da filha, Mavie. A menina, que…
Durante o velório de Flaviano Melo, que acontece neste sábado (23) no Palácio Rio Branco,…
O velório de Flaviano Mello, que ocorre neste sábado (23) no Palácio Rio Branco, contou…
Conhecido principalmente por ter apresentado o Bom Dia & Cia (1993-2022), no qual torcia para…