Categories: Coluna do Nelson Destaque Notícias Política

Binho Marques defende ex-secretários contra acusações de corrupção

Published by
Roberto Vaz

Para o ex-governador do Acre, Binho Marques (PT), houve uma inversão de valores num processo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE) que detectou irregularidades e “possíveis desvios” de recursos nos procedimentos do TFD – Tratamento Fora de Domicílio. Binho garante que foram os ex-secretários de saúde Osvaldo Leal e Sérgio Roberto (sub) e a diretora de planejamento Lucimara Barbim que fizeram as denúncias em novembro de 2010. Para Binho colocar como réus aqueles que denunciaram o “esquema” no processo é um erro. O ex-governador também questiona afirmações de que as irregularidades foram detectadas no processo de transição do seu governo para o de Tião Viana (PT). “Isso já havia sido revelado pela minha equipe de Saúde às autoridades,” revelou. Ele confirmou, ainda, que os três ex-gestores citados pelo MPE eram e continuam sendo pessoas da sua confiança.


A versão de Sérgio Roberto
O ex-sub secretário de saúde, Sérgio Roberto, esclareceu que no processo do MPE ele, Osvaldo Leal e Lucimara foram acusados de “negligência” por não terem detectado os esquemas de desvio de dinheiro mais cedo. “Não fomos condenados pelo ato de corrupção. Mesmo porque o MPE indica a responsabilidade de cada um, mas quem condena ou absolve é a Justiça. Ainda assim vamos provar na Justiça que fizemos tudo que estava ao nosso alcance para evitar o desvio de recursos através dos procedimentos do TFD,” disse ele.


O esquema
Sérgio Roberto, conta como foi descoberta a “sangria” de dinheiro. “Em novembro de 2010, nós estávamos fazendo um balanço da Secretaria de Saúde e detectamos gastos fora do padrão com aluguéis de aviões para o TFD. Tinham viagens que foram feitas sem a autorização das pessoas que poderiam demandar despesas. Descobrimos que tinham sido autorizadas pelo Alex. Convoquei uma reunião com todos os envolvidos perante a testemunhas. Levei o caso ao então governador Binho Marques e movemos uma ação através da Procuradoria do Estado. Conseguimos trazer de volta aos cofres do Estado todos os recursos que foram utilizados ilegalmente. Portanto, não fomos omissos e denunciamos todo o esquema. Tanto que no processo somos responsabilizados apenas como gestores que poderiam ter evitado o ocorrido e não como corruptos,” afirmou.


As ponderações do colunista
Apesar de estar em viagem resolvendo questões familiares resolvi abrir este espaço para que a opinião pública do Acre tivesse uma versão dos acusados. Entendo que tanto a imprensa como a Justiça e a própria democracia devem respeitar o contraditório. Todos os acusados devem ter amplo direito à defesa. Portanto, quem vai condenar ou inocentar é a Justiça diante dos fatos. O MPE cumpre a sua missão de investigar, a imprensa de divulgar todas as versões e a Justiça de julgar. Sem esse procedimento o Estado de Direito fica seriamente ameaçado.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024