Menu

Diretor do Recriança reconhece erro e muda o nome da “Copa Governador Jorge Viana”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O diretor-presidente do Recriança, Josemir Nogueira Calixto (o Mimi) admitiu em nota enviada à redação de ac24horas, na tarde desta terça-feira (3), que errou ao firmar o convênio com a Secretaria de Educação e Esporte (SEE), no valor de R$ 25 mil para financiar uma competição esportiva que levava o nome do senador Jorge Viana (PT).


Segundo Mimi, a “Copa Governador Jorge Viana”, seria uma homenagem e um ato de gratidão pelo apoio que o político petista proporcionou ao Recriança. Ele afirma ainda que mesmo sendo considerado um ato de improbidade, a copa leva o nome de Viana nos últimos noves anos que vem sendo realizada no Estado.

Publicidade

Mimi informa ainda que a situação foi resolvida com a mudança no nome da copa, que passará a se denominar. “No dia 30 de maio foi publicado no Diário Oficial termo aditivo ao convênio/SEE Nº 010/2014, assinado no dia 28 de maio, retificando o nome da atividade que foi objeto da matéria publicada por esse site na semana passada, que passa a se denominar Copa Recriança de futebol mirim e infantil”.


Abaixo, a íntegra da nota do diretor do Recriança:


Caro editor Roberto Vaz,


O Recriança fundado dia 05/05/1989 é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos reconhecida pela Assembléia legislativa do Acre e pela Câmara Municipal de Rio Branco nas áreas esportiva e social. Seu objetivo é identificar e formar talentos esportivos nas diversas modalidades para o desenvolvimento do esporte acreano.


Atuamos há 25 anos com muitas dificuldades, mas sempre como uma porta aberta para descoberta de talentos, principalmente entre as famílias mais humildes que não podem pagar para que seus filhos participem de uma escolinha de futebol. Aqui no ACRE o Recriança é referência em formação de atletas de futebol, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil. Durante esse tempo milhares de crianças e adolescentes foram formados pelo Recriança. No entanto, para consolidar e sustentar nossas atividades são necessárias parcerias e a mão estendida dos governos (federal, estadual e municipal) neste trabalho social tão significativo. Essas parcerias são justamente para subsidiar o calendário esportivo do programa Recriança, qual seja: Escolinha de Futebol que funciona no campo do Independência, 3 vezes na semana, de Março a Dezembro; os Campeonatos infantil, juvenil, pré-mirim, mirim; encontro Acre e Rondônia; Festival do dia da Criança; Torneio da proclamação da republica e por fim o prêmio destaques do ano.


Portanto, trata-se de uma distorção dizer que o Programa Recriança como convenente e o Governo do Estado do Acre, através da Secretaria Adjunta de Esporte, como concedente estariam utilizando recursos públicos para promoção pessoal do Senador Jorge Viana. Tratam-se de coisas distintas. A homenagem ao hoje senador Jorge Viana é um ato de gratidão por todo o apoio que ele sempre nos proporcionou, e vem sendo feita nos últimos nove anos, com recursos de doações e apoios. O convênio, alvo da matéria, é uma atividade institucional que é feita para as ações do Recriança como um todo.


Entretanto, reconhecemos que a utilização dos recursos desse convênio para a realização da “Copa Governador Jorge Viana” pode causar esse outro entendimento. Por isso, estamos trabalhando junto a secretaria de educação e esporte para solucionar essa questão sem prejuízos para o Governo, para o Senador, para o Recriança e principalmente para o público que é beneficiado por essa ação.


Coloco-me a disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários.


Josemir Nogueira Calixto


Diretor Presidente do Recriança

Publicidade

Atualização: Informo que no dia 30 de maio foi publicado no Diário Oficial termo aditivo ao convênio/SEE Nº 010/2014, assinado no dia 28 de maio, retificando o nome da atividade que foi objeto da matéria publicada por esse site na semana passada, que passa a se denominar Copa Recriança de futebol mirim e infantil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido