Categories: Destaque Direita Notícias

Mais de 4,7 mil processos por violência contra a mulher

Por
Jairo Carioca

“Macumbeiro” o cinegrafista do caso Vanessa goza de total liberdade. DEAM afirma que caso não é isolado; em quatro meses, mais de 1,2 mil inquéritos foram abertos.


O caso Vanessa – jovem espancada que teve vídeo que se transformou em viral pela internet – não é um fato isolado. Segundo a Delegada, Juliana De Angelis, da Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), nos primeiros quatro meses do ano, 1,2 mil inquéritos já foram abertos. Uma média de 300 por mês. Em 2013, um total de 3.176 inquéritos foi investigado.


A maioria dos casos que são denunciados na DEAM tem envolvimento com drogas ou o uso abusivo de bebidas alcoólicas. É o caso de Emerson Ferreira, o Macumbeiro, que filmou o espancamento de Vanessa. Ele tem passagem na polícia por tráfico de drogas, e há cerca de um mês ganhou progressão de pena e estava no semiaberto. Cildemar, o namorado agressor, tem passagem pela polícia por ameaça a um filho de um vizinho, que o viu com outros homens fumando drogas.


A delegada confirmou o relaxamento da prisão de Emerson Ferreira, um caso que segundo a especialista está nas mãos da Justiça. “Ele tinha prisão provisória, agora depende da Justiça”, enfatizou. Para Juliana isso não tira os efeitos da Lei Maria da Penha que “estimulou a mulher denunciar, deu uma segurança maior para as vitimas que agora tem certeza de que seus casos serão investigados e haverá punição para os culpados”, acrescentou.


A Vara de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Rio Branco indicam que cada vez mais as mulheres estão procurando o Poder Público e denunciando os casos de agressão – somente no período de 1º de janeiro a 29 de abril de 2014, a unidade judiciária possuía 3.591 processos pendentes de julgamento e 1.121 processos julgados, totalizando 4.712 processos em andamento. Os dados são do portal do Tribunal de Justiça do Acre.


Semana passada, o Tribunal de Justiça iniciou uma nova campanha de esclarecimento sobre a Lei Maria da Penha com o objetivo de envolver ainda mais a sociedade na luta contra a violência doméstica e familiar.


Share
Por
Jairo Carioca

Últimas Notícias

  • Televisão

Após saída do SBT, Raul Gil nega negociação com novas emissoras

Raul Gil deixou o SBT no fim de 2024, mas ainda não tem futuro definido.…

07/01/2025
  • Eventos

Usina de Arte recebe evento de formação em Dança do Ventre

A Usina de Arte João Donato, em Rio Branco, recebe o Encontro de Formação em…

07/01/2025
  • Destaque Entretenimento

Biblioteca tem contação de histórias para crianças nesta terça (7)

Para aproveitar as férias ou o recesso escolar, o rio-branquense conta com uma programação especial…

07/01/2025
  • Charge

Ela é forte

07/01/2025
  • Juruá

Quadriciclos e tratores são usados para entregar alimento aos afetados pela seca em Cruzeiro do Sul

Devido ao período chuvoso, são usados quadriciclos e tratores por equipes da prefeitura de Cruzeiro…

07/01/2025
  • Cotidiano

Sine oferta 172 vagas de emprego nesta terça-feira no Acre

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 172 vagas de emprego nesta…

07/01/2025