O deputado federal Chico Alencar (PSOL/RJ) participa em Rio Branco na próxima segunda feira (2) de um debate sobre os protestos de rua de junho de 2013. O evento ocorre no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir das 15 horas, e é voltado para estudantes, professores e militantes políticos.
Promovido pelo coletivo Juntos!, o debate intitulado “2013- o ano em que reescrevemos o Brasil: um ano das Jornadas de Junho e a implicações da Copa da FIFA” contará ainda com a participação dos ativistas Jaidesson Peres e Gabriel Santos.
Na ocasião, o parlamentar lança o livro de sua autoria chamado “A Rua, aNação e o Sonho: uma reflexão para as novas gerações”. O livro, com apresentação do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ), traz uma análise sobre o momento atual da política brasileira a partir de algumas das frases escritas nos cartazes durante os protestos.
O Juntos! é um movimento nacional da juventude que surgiu em 2011 e vem conquistando a simpatia de todo o Brasil, principalmente com as manifestações de junho. Suas bandeiras principais são educação de qualidade, defesa do meio ambiente, combate ao preconceito e a busca por uma sociedade com igualdade e liberdade.
Biografia
Chico é professor licenciado de Prática do Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dirigiu, entre 1987 e 1988, a Coordenadoria de Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação, que encaminhou a primeira eleição direta das direções das escolas públicas do Rio de Janeiro, e foi um dos líderes do movimento das Associações de Moradores.
Foi vereador, pelo PT, de 1989 a 1996. Participou da elaboração da Lei Orgânica e do Plano Diretor da Cidade, sempre apresentando emendas reivindicadas pelos movimentos populares. Em 1998, elegeu-se deputado estadual, presidindo a Comissão de Direitos Humanos e sendo vice-presidente da Comissão de Educação da Alerj.
É deputado federal, eleito em 2002, reeleito em 2006 pelo PSOL, e mais uma vez eleito em 2010 com consagradores 240.724 votos, segunda maior votação de todo o estado. Recebeu cinco vezes o “Prêmio Congresso em Foco” (2009 a 2013) como o melhor deputado do Brasil, escolhido por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.
Chico é autor de 28 livros, entre os quais História da Sociedade Brasileira (com Marcus Venício Ribeiro e Lucia Carpi), Brasil Vivo (com Marcus Venício Ribeiro e Claudius), BR-500 e Educar na Esperança em Tempos de Desencanto (com Pablo Gentili), além de infanto-juvenis das coleções Viramundo e Educar nos Valores.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…