Os técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC) trabalham para entregar até dezembro de 2015, a condição de excelência no transporte intermunicipal. A busca pelo equilíbrio de forças entre usuários, prestador de serviços e poder concedente é uma das missões da AGEAC que vem atuando desde agosto de 2012 na fiscalização e controle do transporte feito entre os municípios, condição que, segundo o diretor geral da agência, Vanderlei Freitas, “ainda é precária em todo o Brasil e o Acre caminha para ser modelo”.
O desafio não é dos mais fáceis. A resolução nº 008 que trata o transporte alternativo na área do município é uma das novidades aberta pela nova lei que tem exigido muito diálogo entre as partes, principalmente, com Toyoteiros que tradicionalmente fizeram o transporte de passageiros entre os municípios de Sena Madureira, Bujari e Rio Branco.
“A conscientização é lenta, de forma educativa tentamos esclarecer que esses profissionais precisam preparar seus veículos para transportar pessoas”, acrescenta Vanderlei.
Mas até no setor rodoviário a agência se deparou com precariedades, entre elas, a falta de licitação na prestação dos serviços. “De cara fizemos contratos precários válidos por dois anos, tempo em que pretendemos atingir a condição de excelência neste setor”, esclareceu Vanderlei.
Passos importantes foram alcançados pela agência como explicou o gerente de qualidade dos serviços e tarifas, Cícero Rodrigues. “Hoje o passageiro tem uma ouvidoria onde pode fazer a sua reclamação sobre o sistema”, relatou.
A reclamação originada através de um telefone 0800 se transforma em notificação e a agência passa a ser a mediadora de composição de danos. Segundo Cícero, já houve casos em que empresas tiveram que ressarcir prejuízos a usuários. Natalie Messias, responsável pela ouvidoria, informou que a linha entre Rio Branco e Senador Guiomard é campeã em reclamações pelos usuários.
“Essa semana fizemos reuniões com vereadores, presidentes de associações e o Ministério Público na tentativa de adequar melhor os horários. O número de denúncias diminuiu, estamos monitorando”, observou Natalie.
A empresa responsável pelo trecho é a Petroacre, que substitui por intervenção da agência, a ATI Transportes.
Criada para promover e zelar pela eficiência econômica e técnica dos serviços públicos, Vanderlei não descarta a possibilidade de a agência atuar na área de saneamento. “Esse é um passo que o governador Tião Viana já iniciou planejamento, mas por enquanto o nosso foco é o transporte intermunicipal”, concluiu.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…