O presidente da Associação dos Militares, Isaque Ximenes, e o tesoureiro Joelson Dias se reuniram na manhã de hoje, 30, com o secretário de Estado da Polícia Civil, delegado Emylson Farias. O encontro teve como pauta, a busca por soluções para resolver os conflitos entre policiais militares e delegados na Delegacia de Flagrantes (Defla).
De acordo com Isaque Ximenes, alguns militares procuraram a associação para reclamar sobre o tratamento dado por alguns delegados, chegando até mesmo a não receberem presos ou materiais apreendidos.
– Em nossa atividade representativa não podemos apenas procurar culpados, devemos resolver o problema e por isso estevemos na presença do secretário hoje, afirmou Ximenes.
A associação protocolou um ofício levando ao conhecimento do secretário os conflitos existentes e ressaltou a importância da parceria e integração entre as duas policias no combate ao crime em nosso estado.
– Nos últimos anos, a Polícia Militar e Polícia Civil do Acre tiveram sua imagem fortalecida em todo o Brasil. Esta por apresentar um alto índice de solução de crimes; aquela por ser considerada pelo Ministério da Justiça como a mais honesta do país, afirma o documento.
Para Joelson Dias, atual tesoureiro da entidade, os conflitos não devem ficar apenas na informação, mas, de imediato, ter um paliativo enquanto se busca uma solução definitiva para o assunto.
– Solicitamos ao secretário que disponibilize uma pessoa de sua confiança para ser acionada em caso de qualquer conflito e ele afirmou que atenderá prontamente. Assim, o policial militar que se sentir prejudicado ou ofendido não deve bater cabeça com ninguém, deverá apenas informar a situação ao oficial superior de dia e este levará o caso para ser resolvido junto à pessoa indicada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil, declarou Joelson Dias.
Emylson Farias ficou de responder o ofício na próxima semana e se comprometeu a conversar com o comandante da PM, José dos Reis Anastácio, para tomar novas medidas a fim de minimizar os conflitos existentes entre os agentes das duas instituições.