“Circuito Junino de Rio Branco”
Considerado um dos eventos mais representativos da cultura popular junina na capital, a oitava edição do “Circuito Junino de Rio Branco” realizou sua primeira etapa ontem, 30, na Praça Joaquim Macedo, no bairro Plácido de Castro, em Rio Branco, com a escolha da Rainha Caipira, a partir das 18h30.
O evento segue sua programação no sábado, 31, e 1 de junho, domingo. A realização é da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), com o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), da Prefeitura de Rio Branco e Fundação Garibaldi Brasil (FGB).
Dez quadrilhas juninas filiadas a Liquajac participam do concurso, que contará também com a apresentação de grupos convidados como a quadrilha junina gospel “Labaredas de Fogo” e dois grupos da Terceira Idade.
Feira da Cerâmica
Acontece neste sábado (31) e amanhã (01/06) no Calçadão do Mercado Velho, em Rio Branco, a Feira Beneficente de Cerâmica. O evento conta com o apoio da primeira dama do município, Gicélia Viana e os recursos arrecadados são para o Educandário Santa Margarida. A feira acontece no sábado, das 8 às 18 horas. No domingo, das 16 às 20 horas.
Arraial Azul
Militantes e simpatizantes do PMDB realiza neste sábado (31) a partir das 19 horas, na sede do Diretório, na Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco, o tradicional arraial com comidas típicas, doces e muitas brincadeiras.
Esquenta da Copa
Moradores do Conjunto Bela Vista fazem um esquenta para a Copa do Mundo a partir do meio dia deste sábado com a Feijoada do Esquenta. A organização fica por conta do velho Guerreiro Chico Pontes. A festa é para a comunidade e vai acontecer na Rua da União.
Banda 4 x 4
Faz aniversário em grande estilo neste sábado (31) no Maison Borges, a partir das 22 horas. Maestro Sandoval promete um repertório especial.
A última chance de assistir ao espetáculo teatral “Entre Mundos” é neste sábado, dia 31, no Teatro Plácido de Castro. Produzido pela Trupe Do Banzeiro, com texto e direção de Marcos Areal, a peça conta a trajetória da Zaila e Joaquim, que apesar de serem de mundos e cores diferentes, cultivam um sentimento puro e verdadeiro. Vale à pena assistir.
Domingo tem:
A escolha da Musa da Copa no Afa Jardim. A organização é do colunista Luiz Theodoro. A animação será da Banda Raça Ruim.
Vem aí!
A Festa The Bud a escolha da Miss Acre com a presença da Miss Acre 2013, Raissa Campelo. O evento é organizado pela promotora Meire Manaus. A festa será no próximo dia 06 de junho, em Rio Branco.
“Nada mais do que isso”, de Flavio Sanctum, no Amazônia das Artes
“Nada Mais do que Isso”, escrito pelo pedagogo e ator Flavio Sanctum, foi lançado dia 29, na tenda do Sesc-Centro, na programação do Amazônia das Artes. O romance aborda a diversidade sexual na juventude.
“Embora fale sobre descobertas e dúvidas numa fase tão confusa da vida, o livro pretende ser apenas um instrumento que possibilite que jovens, gays ou não, possam fazer uma coisa tão simples, mas que ainda gera inúmeras opressões: expressar a humanidade, nada mais do que isso”, define o escritor.
O romance – A narrativa fala da descoberta do amor e do sexo pelo trio de adolescentes George, Michel e Angela. Os três se conhecem quando o tímido George é obrigado a mudar-se de São Paulo com a família para o Grajaú, bairro da Zona Norte do Rio. A obra conta com ilustrações no estilo mangá, do desenhista mineiro Guh Walker.
Quem é Flavio Sanctum?
O escritor é integrante da equipe de curingas do Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Foi no CTO que Flavio se aproximou do movimento LGBT. O autor desenvolveu o projeto Teatro do Oprimido na Diversidade Sexual, que foi ganhador do Prêmio Cultural LGBT do Ministério da Cultura em 2009, e dirigiu o grupo Diversidade EnCena, em parceria com a UFRJ. Atuou em diferentes projetos em prisões, escolas e comunidades. Hoje, Sanctum segue firme e forte no CTO. Este ano coordenou as oficinas do projeto Sesc Dramaturgia na Região Norte do Brasil, com mote nos 50 anos de pós-ditadura.