Categories: Notícias Política

Descartado pela Fifa, Acre financia com dinheiro público a “Copa Governador Jorge Viana”

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O sonho do governo do Acre de sediar a Copa do Mundo foi descartado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), mas não será por isso, que o Estado deixará de ter uma copa bancada com dinheiro público.


A administração petista vai financiar a “Copa Governador Jorge Viana” de futebol mirim e infantil. A informação da realização do torneio esportivo que leva o nome do irmão do governador foi divulgada no Diário Oficial.


Segundo o extrato do convênio publicado na edição do Diário Oficial, de terça-feira (27), firmado entre a Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e o Programa Recriança, o Poder Executivo vai investir R$ 25 mil no evento.


O Estado também realizará o “XI Encontro Interestadual Acre/Rondônia” de futebol mirim e infantil. O convênio é assinado pelo secretário Adjunto da SEE, José Nunes, e pelo presidente do Recriança, Josemir Calixto, o Mimi.


A realização da copa bancada com dinheiro do contribuinte, que leva o nome de Jorge Viana (PT), poderá configurar promoção pessoal, além de ferir o princípio da impessoalidade e ser considerado crime de improbidade administrativa.


A reportagem consultou um promotor de Justiça, que afirmou existir crime na realização da copa. “Se quiserem fazer campeonato com nome de senador vivo que seja pago com recursos privados”, afirmou.


O advogado Edinei Muniz, entrou com uma Ação Popular contra o evento. Para ele, há a intenção deliberada de promoção pessoal da figura de Jorge Viana, que será beneficiado com a propaganda paga pelo irmão Sebastião Viana (PT).


“Há a prática de conduta vedada pelo disposto no art. 37 da Constituição Federal, por ofender diretamente os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa”, destaca o advogado Edinei Muniz.


A prorrogação do convênio será admitida, justificadamente, mediante termo aditivo, por mútuo entendimento das partes, desde que decorridos até 20 dias anteriores à data estabelecida para o término da execução dos dois eventos.


Procurado pela reportagem, a Secretaria de Educação e Esporte, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a “Copa Governador Jorge Viana”, antes denominada Copa Acre e Rondônia, é realizada há 16 anos, desde o primeiro mandato de Jorge Viana à frente do Palácio Rio Branco.


De acordo com a SEE, o governo nesses anos todos só vem dando uma ajuda de custo ao evento e muito antes da lei que veta o nome de pessoas vivas de serem homenageadas em eventos e espaços públicos ser efetivada, o ex-governador já era homenageado.


A iniciativa, conta a assessoria, é do desportista a Josemi Calixto, o “Mimi”, que foi idealizador e responsável por homenagear o então governador, “que sempre apoiou o evento”.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Tricas & Futricas

Spray de pimenta

Durante o período eleitoral, é bonito ver a festa dos militantes balançando as bandeiras de…

01/09/2024
  • Editorial
  • Notícias

Dia da Amazônia x Dia do Fogo: a vida por teimosia

O Acre está, perigosamente, normalizando o caos. É repleta de pretensões a naturalidade com que…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Energisa apresenta novidades no Parque de Exposições Wildy Viana

O estande da Energisa no Parque de Exposições Wildy Viana está trazendo uma série de…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Na Expoacre, mãe vende rosas e brigadeiro com filha de 1 ano no colo

Já era tarde da noite nesse sábado, 31, quando uma equipe do ac24horas se deparou…

01/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus Alexandre ouve relatos de abandono e garante investimentos na Cidade do Povo

O candidato a prefeito pela coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), visitou a Cidade…

01/09/2024
  • Acre

Detran conscientiza sobre o trânsito com estande interativo na Expoacre

Durante a Expoacre 2024, o jornalista Leônidas Badaró fez uma visita ao estande do Departamento…

01/09/2024