Categories: Coluna do Nelson Notícias Política Tab Política

Bocalom reivindica paternidade da Cidade do Povo

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas


Na tarde dessa quinta, 22, em meio a badalação da inauguração das primeiras casas da Cidade do Povo recebi um telefonema do pré-candidato ao governo Bocalom (DEM), que estava em Manoel Urbano. Veja o que ele disse: “Essa ideia é minha. Nas eleições municipais de 2008, em Rio Branco, criei um projeto batizado de Bairro da Liberdade que previa a construção de 5 mil casas populares para os que mais precisavam. Seria um bairro sustentável com toda a infraestrutura. Durante a campanha o jornalista Toinho Alves fazia galhofa do meu projeto no programa eleitoral de TV e o batizou de Bocalândia. Ele dizia que no computador tudo era possível, mas que a realidade era diferente. Tempos depois encontrei com o Toinho no salão de barbeiro do Ziza e ele me lembrou que um projeto similar a Bocalândia seria construído só que com 10 mil casas e com o nome de Cidade do Povo,” lembrou. Bocalom garantiu ainda que caso seja eleito pretende continuar a obra do atual governador Tião Viana (PT). “Se o projeto inicial é meu é óbvio que vou dar continuidade, mas com toda a transparência e planejamento que seja necessário,” afirmou.


Polêmica
Acredito que o tema será explorado na batalha eleitoral de 2014. Quem foi o autor do projeto. Mas é evidente que se a Cidade do Povo der certo quem vai colher os louros foi quem realizou, no caso, Tião Viana (PT).


Fogos e festas
As primeiras 392 casas entregues representam menos de 5% do total de mais de 10 mil. Portanto, daqui até as eleições a cada entrega de casas haverá novas inaugurações e festas. Nada além de um script de campanha eleitoral.


Riscos
Quem não quer uma casa nova? Ainda mais pessoas que vivem em dificuldades sociais. No entanto, é preciso saber quantas casas serão entregues até as eleições. Aqueles que não receberem não ficarão satisfeitos. E todos acham que têm direito naturalmente.


Problemas futuros
Um engenheiro me falou que quando a Cidade do Povo estiver 100% pronta haverá um fluxo de 17 mil veículos diários entre o local e o centro de Rio Branco. Será preciso haver um redimensionamento no trânsito de diversas regiões da capital.


Problemas futuros II
O mesmo engenheiro me garantiu que o projeto de saneamento básico da Cidade do Povo terá que ser executado com perfeição. Se isso não acontecer haverá problemas com drenagem e perigo de contaminação do lençol freático.


O valor social do projeto
Setores da oposição vão reclamar. Mas se o volume de entrega de casas da Cidade do Povo for grande os benefícios eleitorais serão enormes. Mesmo porque acredito que a decisão de quem será o novo governador do Acre acontecerá em Rio Branco.


Precipitação
Talvez o deputado estadual Major Rocha (PSDB) deveria ter esperado para fazer denúncias sobre o programa “Minha Casa Minha Vida” no Acre. Fazer isso em meio ao foguetório e a avalanche de notícias positivas não tem efeito algum.


Louros para o Tião
Para quem vai enfrentar uma disputa apertada o governador Tião Viana se preparou bem. Além da entrega das casas da Cidade do Povo, as obras estão gerando milhares de empregos. Bateu nos dois pontos principais: moradia e emprego.


Outro projetos similares
A Cidade do Povo não foi inventada no Acre. Nos anos 60, o ex-governador carioca Carlos Lacerda criou a Cidade de Deus. E nos anos 80, o ex-governador paulista Paulo Maluf, criou a Cingapura. Os dois projetos transformaram-se em grandes centros de problemas sociais.


O grito do Juruá
Mas preparem-se porque a população do Juruá vai questionar a obra. Será que era necessário fazer 10 mil casas em apenas um município? Se o projeto tivesse sido descentralizado o poder de fogo eleitoral seria maior.


Definição
O pré-candidato ao Senado, Gladson Cameli (PP) deverá anunciar as duas suplentes da sua chapa. Serão mulheres e da região da Capital e do Alto Acre.


O último a saber
Segundo me informou um jornalista do Juruá no caso da fuga de um detento do Presídio Manoel Nery, em Cruzeiro do Sul, a direção tomou conhecimento por um taxista. Estranho que não haja um controle mais rigoroso da população carcerária.


O calcanhar de Aquiles
Não sei qual a exata dimensão eleitoral do projeto Cidade do Povo. Mas a questão da segurança pública do Acre anda muito séria e representa um risco para a FPA. As recentes entrevistas do secretário de segurança não convenceram muita gente.


Quadro completo da disputa eleitoral
Com a definição da pré-candidatura a vice da deputada Antônia Sales (PMDB) as chapas majoritárias no Acre para 2014 estão prontas. Na FPA, Tião Viana (PT), Nazaré Araújo (PT) e Perpétua Almeida. Na Aliança, Márcio Bittar (PSDB), Antónia Sales (PMDB) e Gladson Cameli (PP) e na chapa Produzir para Empregar Tião Bocalom (DEM), Henrique Afonso (PV) e Roberto Duarte (PMN). No Juruá as duas chapas de oposição estão melhor representadas. Mas acredito mesmo que a definição dos vitoriosos será na Capital. Afinal, Rio Branco tem 50% do eleitorado acreano. Como analista político acho que será uma eleição em dois turnos. Mas quem vai definir é sua excelência o eleitor. Tudo vai depender do desempenho dos candidatos na campanha. Por isso, pesquisas eleitorais no momento pouco representam.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Moradores de rua tomam conta do Centro e MP culpa poder público

Reportagem exibida no Gazeta Alerta nesta quinta-feira, 9, pelo jornalista Adailson Oliveira, na Record, mostra…

09/05/2024

Acreanas viram “escravas sexuais” ao serem traficadas por homem na Bolívia

Investigadores e integrantes da Força Especial de Combate ao Crime (FELCC), da polícia boliviana, prenderam…

09/05/2024

Globo anuncia data de estreia de novo reality show com Ana Clara

Em breve, o público poderá acompanhar um novo reality show na TV Globo. Sob o…

09/05/2024

Leonardo detona show de Madonna no Rio: “Voltado para o Satanás”

Leonardo não gostou do show gratuito de Madonna, realizado no último sábado (4/5), em Copacabana,…

09/05/2024

Mulher invade apartamento de ex com atual marido e agride vítima na Capital

Jean Abinos de Araújo, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa e ferido…

09/05/2024

Emissão de Nota Fiscal no Acre apresenta instabilidade devido à crise no RS

A situação adversa enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul com as repentinas enchentes…

09/05/2024