Uma nova frente fria vai chegar no Acre até o final desta semana, garante o pesquisador meteorologico Davi Friale, no site O Tempo Aqui. Segundo informação do portal, a frente fria chegará com toda força. A temperatura máxima ficará abaixo de 18ºC e a mínima entre 12 e 14ºC, porém, devido aos fortes ventos, a sensação térmica vai ser abaixo de 8ºC, principalmente, à noite. Há possibilidade de que sejam estabelecidos recordes históricos de frio, no mês de maio, em Rio Branco e em Brasileia.
Uma altíssima pressão atmosférica, que se formará, no norte da Argentina, impulsionará ventos gelados para todo o Acre, Rondônia, Mato Grosso, sul, sudoeste e oeste do Amazonas e toda a região de selva da Bolívia e do Peru.
No final da tarde de sexta-feira, dia 23, ou no início da noite, ventos fortíssimos, soprando da direção sudeste, atingirão, repentinamente, a cidade de Rio Branco. Rajadas intensas, com velocidades que deverão ultrapassar 60km/h, nos pontos mais altos, podendo ocorrer fortes descargas elétricas, queda de granizo e chuvas torrenciais.
O sábado vai amanhecer gelado, na capital acreana, em Brasileia, em Sena Madureira e nas proximidades. O tempo fica totalmente fechado e os ventos estarão intensos, com garoa, a qualquer hora. O frio aumenta, durante todo o dia, com a temperatura máxima ficando abaixo de 18ºC e a mínima entre 12 e 14ºC, porém, devido aos fortes ventos, a sensação térmica vai ser abaixo de 8ºC, principalmente, à noite.
No sábado, à tarde, todo o Acre, já estará tomado por uma poderosa massa de ar frio, de origem polar, e as temperaturas despencam, também, em Tarauacá e em Cruzeiro do Sul, com valores mínimos que deverão oscilar entre 14 e 17ºC.
O frio continua intenso durante todo o domingo e, ao amanhecer de segunda-feira, dia 26, os termômetros deverão estar marcando temperaturas entre 9 e 12ºC, com sensação térmica próxima de zero, em Rio Branco, Brasileia e municípios próximos.
“É bastante provável que sejam estabelecidos recordes históricos de frio, no mês de maio, pois a menor temperatura registrada oficialmente, neste mês, na capital acreana, foi 10,9ºC, ocorrida no ano de 1990, no dia 20”, diz trecho do site.
Na região de selva do Peru e da Bolívia terão queda acentuada da temperatura, principalmente, nas cidades de Cobija, Riberalta, Trinidad, Robore, Porto Maldonado, Pucalpa e Iquitos.
A causa desse frio tão intenso, fora de época, é devido ao resfriamento global que começa a ganhar força nos últimos anos, no mundo inteiro. Essa será, apenas, a primeira incursão maciça de ar frio, na Amazônia Ocidental, deste ano. Nos próximos meses, deverão ocorrer frios ainda mais intensos, no Acre, e temperaturas próximas de 6ºC serão facilmente atingidas.
Uma pena pelos que partiram desta para melhor ou, infelizmente para pior. Foi um ano…
Parte dos vereadores de Rio Branco pode não comparecer à sessão extraordinária que deve ser…
O corpo da décima vítima do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi encontrado…
O governo federal publicou nesta sexta-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União…
Em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (27), a Câmara…
O atacante brasileiro Vinicius Júnior voltou a se eleito o melhor jogador do mundo nesta…