Menu

Pesquisar
Close this search box.

Analisando friamente

A deputada Antonia Sales (PMDB) acrescenta à chapa do candidato ao governo Márcio Bittar (PSDB), como sua vice, o seu caráter reto e irretocável. Mas analisando, friamente, sem paixão, a sua inclusão como vice não vai render votos extras, pelo simples fato de que, fosse ou não vice, ela e seu marido, prefeito Vagner Sales, já trabalhariam e pediriam votos para a chapa.


Mesma situação
A mesma votação que a deputada Antonia Sales transferirá como vice de Márcio Bittar, também transferiria se fosse candidata à reeleição, o custo benefício no caso é o mesmo.


Situação diferente
Em relação ao vice de Tião Bocalon (DEM), o deputado federal Henrique Afonso (PV), é o inverso. Bocalon é quase zerado no Juruá. Com Henrique terá mais votos do que teria sem ele.


Navegará no meio
A outra análise fria que pode ser feita sobre a eleição no Juruá é que, com dois candidatos da oposição, Bocalon e Márcio, disputando os votos do Juruá, Tião Viana correrá em raia livre.


De candidato a governador
O senador Sérgio Petecão (PSD) está montando uma estrutura de candidato a governador para tentar eleger a sua mulher Marfisa Galvão (PSD) à Câmara Federal, no que jogará pesado.


Primeiro lote
O governador Tião Viana começa a realizar um sonho de campanha, que a oposição dizia ser balela, vai entregar na próxima quinta-feira o primeiro lote de casas da “Cidade do Povo”.


Só vendo para avaliar
A “Cidade do Povo” é algo portentoso, só conhecendo de perto para sentir a realidade. Quando concluída só perderá em densidade populacional para o município de Cruzeiro do Sul.


Eis a diferença
Para o líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN), a diferença na campanha está que o governador Tião Viana terá o que mostrar na televisão contra os ataques pessoais da oposição.


Não se conhece
O prefeito de Senador Guiomard, prefeito James Gomes (PSDB), tem a sua conduta como gestor elogiada até pelos setores mais radicais do PT, por não se conhecer dele um deslize.


Episódio esquecido
O PTB estava certo na oposição. Foi tirado da boca do senador Sérgio Petecão (PSD), graças à gestão da ex-deputada federal Regina Lino (PTB), mas este é um episódio esquecido pelo PT.


Fazendo marola
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) faz só marola ao defender um “chapão” de candidatos a deputado federal na oposição. Com “chapão” ou sem “chapão” ele se reelege.


Não tem para onde ir
Também é marola de outros dirigentes que, se a exigência do “chapão” não for atendida o PMDB cruzará os braços. Conversa. O PMDB não tem para onde ir e nem como caminhar só.


Bela escolha
O governador Tião Viana acertou em cheio ao escolher a advogada Raquel Moreira para ser secretaria de Turismo. Ela é competente e dedicada, atributos essenciais para o alto posto.


Não há como
Ontem, conversei com alto nome petista sobre nota da coluna. Grafei : “se o Tião Viana e o deputado Élson Santiago (PEN) ganharem, este pode permanecer presidente da Assembléia”.


Argumento forte
O argumento dele é forte e envolve a escolha do vice de Tião Viana, cargo que Élson queria e perdeu, e mesmo assim não se rebelou e continuou fiel na defesa do projeto da FPA, na Aleac.


Muito amadorismo
Idésio Frank ainda é muito ingênuo no quesito “bastidores políticos”. É crer em Papai Noel que seria o candidato único do PT a deputado federal no Vale do Acre, ele sendo um cristão novo.


Só treino de apronto
A investida de grupos petistas para lhe derrubar no que pensava ser seu reduto exclusivo é só o treino de apronto, o jogo vai iniciar após a convenção, quando a campanha começará.


Candidato perigoso
Dentro do chapão do PT para a Câmara Federal o nome do deputado federal Sibá Machado (PT) não está fora do baralho. Terá estrutura de campanha forte e sabe onde amarrar o burro.


Fez certo
Chega informação que o deputado Werles Rocha (PSDB) não disputará uma vaga de deputado federal, tendo optado pela reeleição. Se é verdade: agiu certo. Para Federal seria uma zebra.


Carta de seguro
Os vereadores Raimundo Vaz, Juracy Nogueira, Roger, Marcelo Juca, Roselane, Eliane Sinhazique e Artêmio disputarão vagas de deputado. Se perderem, continuarão vereadores.


Três na disputa
Dos nomes acima, apenas três entram na disputa com chance de se eleger deputado.


Boa mexida
Conversava ontem com dois deputados da FPA e estes me diziam que o prefeito Marcus Alexandre não tem só de arrumar o centro da cidade no verão, mas, também a periferia.


Bairros inacessíveis
Citaram uma série de bairros na periferia que estão ficando inacessíveis aos carros.


Fiasco total
Não conseguiram encher uma Kombi, os manifestantes contra a Copa e para satirizar os apitos da Segurança. Isso mostrou aos seus líderes (sic) que eles não têm domínio sobre o povão.


Ninguém manda no povo
Pensaram que aquela multidão que foi às ruas de Rio Branco protestar, ao exemplo de todas as capitais brasileiras, foi porque chamaram. O povo foi por uma livre manifestação de revolta.


O buraco é mais embaixo
Numa conversa ontem com colegas jornalistas listamos rapidamente quarenta nomes de evangélicos que disputarão vagas de deputado estadual e deputado federal. E numa avaliação rápida, se chegou à conclusão, após a análise dos potenciais que, destes nomes, no máximo cinco deles poderão se eleger, o resto vai gritar aleluia! aleluia! na balsa para Manacapuru.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.