O assunto promete render ainda por muito tempo – a declaração do senhor Belizário Costa, 96 anos, durante a sessão que promulgou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Soldados da Borracha – voltará a ser debatida essa semana. Não muito satisfeito com os frutos da PEC (uma indenização de R$ 25 mil mais pensão de dois salários mínimos), Belizário não mediu esforços em desidratar politicamente a deputada federal, Perpétua Almeida (PCdoB), ao vivo e a cores pelas câmeras da TV Senado. Na fala, Belizário disse que a deputada “não gosta dos acreanos e nunca mais será eleita”.
Em resposta, a parlamentar disse que pode ter sido vitima de “armação política”. Reações favoráveis e contra o pensamento da deputada federal Perpétua Almeida, que é pré-candidata ao senado pela Frente Popular do Acre, pautaram as redes sociais durante toda a semana. O assistente social, Luziel Carvalho, do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Acre afirma que os colegas sindicalistas em Rondônia vão entrar com processo contra a deputada Perpétua Almeida (PCdoB). Belizário, o idoso que discursou no final da sessão, é do Estado de Rondônia.
“Quem escolheu o senhor Belizário para falar foi o cerimonial, o próprio senador Jorge Viana (PT-AC) foi lá para perguntar a idade dos dois senhores, um do Acre (José Soares) e o outro de Rondônia (seu Belizário) que estavam sentados. Acredito que acabaram escolhendo o senhor do estado de Rondônia pela idade”, esclareceu Luziel.
Lembrou que assim como o senhor Belizário os demais soldados da borracha que vieram para a Amazônia não tinham inimigos declarados, mas a Selva Amazônica, os índios, os animais peçonhentos, as feras da Floresta.
“Não é todo cidadão brasileiro que tem coragem de ocupar o espaço que ele ocupou, ao sentar na cadeira que senta as maiores autoridades do nosso país, inclusive do presidente do Congresso Nacional e dizer o que ele afirmou publicamente”, relatou Luziel.
Luziel citou a lei do ordenamento jurídico 10.741 de 2003 – o conhecido estatuto do idoso – que em seu artigo décimo é claro “o idoso deve gozar de respeito e dignidade, inclusive de expressão e de demonstrar sua opinião”, lembra. Ainda de acordo o assistente social, qualquer forma de tentar desqualificar o depoimento do senhor Belizário “é criminosa”.
O decreto lei 5.225 de 1º de fevereiro de 1943 trata os Soldados da Borracha como militares. O ato do Congresso Nacional que promulgou a PEC foi divulgado no Diário Oficial do último dia 15, 71 anos após eles serem convocados do nordeste para trabalhar na Segunda Guerra Mundial entre 1939 a 1945.
“Até o termo indenização é vergonhoso. Outro pecado grave que no meu entendimento foi cometido pela deputada federal Perpétua Almeida foi ter conduzido esse processo sem a participação dos sindicatos do Acre e de Rondônia, ou seja, monopolizado”, comentou.
O OUTRO LADO:
“Estou sendo vítima de um jogo baixo, sujo. Eles erram o tom da agressão ao colocar um senhor de 95 anos, para tentar me agredir. A pior parte da agressão foi a que envolveu minha família. Meu pai não tem nada a ver com política. Eles precisam aprender a respeitar o lado familiar”, se manifestou a deputada Perpétua.
O assunto foi amplamente divulgado pelas mídias do Congresso Nacional. Para a agência Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que presidia a sessão, explicou que a deputada apresentou proposta para indenizar os soldados da borracha logo após ser eleita deputada federal. Na opinião da senadora, a Perpétua sempre defendeu os interesses do grupo e da população do Acre. Também lembrou a Belizário que todos os deputados e senadores presentes lutaram intensamente para que o governo federal reconhecesse o papel histórico dos soldados da borracha.
– Não sei, senhor Belizário, se há alguma motivação política para que o senhor diga o que foi dito aqui. O que sabemos é que essa é uma sessão comemorativa pelo fato de o governo estar destinando mais de R$ 300 milhões como resgate — disse a senadora Grazziotin.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…