O prefeito Marcus Alexandre esteve nesta sexta-feira, 16, na escola Marilene Mansour, localizada no ramal Boa Água, estrada do Quixadá, para acompanhar mais uma edição do programa Prefeitura na Comunidade, que tem como objetivo levar diversos serviços e ações das secretarias e órgãos do município aos moradores da zona rural.
O programa é realizado através de parceria entre a Prefeitura de Rio Branco, o Governo do Estado e o Poder Judiciário. Entre os serviços oferecidos a comunidade, destaca-se o atendimento básico de saúde, emissão de carteira de identidade, consultas e encaminhamentos jurídicos, corte de cabelo, atividades de recreação, esporte e lazer, atrações culturais e de entretenimento, cadastro e atualização do Bolsa-Família, palestras e orientações sobre educação ambiental, direitos humanos e combate ao racismo, entre outras, orientações sobre o financiamento do PNHR, além de rodas de conversas com os moradores sobre as demandas e necessidades da comunidade.
Quem fez questão de agradecer a prefeitura de Rio Branco por levar uma série de serviços aos moradores da zona rural foi a dona Maria Luciane. Ela aproveitou para fazer uma série de exames e consultas. “As vezes é muito difícil a gente ir até a cidade, por isso a gente só tem a agradecer ao prefeito Marcus Alexandre.
Mais de cinquenta mil atendimentos foram realizados ano passado
Mais de cinquenta mil atendimentos foram realizados nas cinco edições do programa em 2013, nas diferentes comunidades da zona rural de Rio Branco. A média de procedimentos realizados por edição é dez mil. É o momento em que os moradores aproveitam a oportunidade para ter acesso aos mais diversos serviços reunidos no mesmo lugar. Os mais utilizados são os atendimentos médicos e ambulatoriais, oportunizados através da Secretaria Municipal de Saúde.
Na primeira edição do programa, realizada no km 82 da estrada Transacreana (rodovia AC 090), na escola João Câncio, foram registrados mais de 14 mil atendimentos, num total de 9 mil pessoas beneficiadas. Isso é possível porque, segundo o secretário da SEMACS, Manoel Lima, em geral cada pessoa tem acesso a mais de um atendimento.
Mas a edição que registrou o maior número de atendimentos, em 2013, foi no projeto Moreno Maia, quando foram realizados mais de 17 mil procedimentos, com 12 mil pessoas atendidas em apenas um dia.
A prefeitura de Rio Branco também levou o programa ao Jarinal, no km 18 da estrada do Quixadá (ramal Boa Água) e também no km 36 da BR 317 (estrada de Boca do Acre), nas comunidades Baixa Verde e Nova Baixa Verde.
Este ano, o ramal Boa Água é o primeiro a receber o programa Prefeitura na Comunidade, que também passou a ser realizado na zona urbana da capital. Os serviços já foram levados ao bairro Montanhês e também ao Calafate.
“Realizamos uma edição do programa por Regional. Por isso, embora não tenhamos realizado a atividade na zona urbana no ano passado, nossa meta é realizar este ano cinco edições na zona rural e dez na zona urbana”, explicou o secretário Manoel Lima.
O dólar exibiu apreciação frente ao real na sessão de hoje, com valorização de 0,26%,…
A melhora das condições de geração de energia, em especial devido às chuvas que melhoraram…
A 123 Milhas divulgou, nesta quinta-feira (26), detalhes sobre o plano de recuperação judicial, protocolado…
Em um dia radiante, nesta sexta-feira, 27 de dezembro, a história de amor dos empresários…
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai contratar mais de 380 pessoas por meio de…
O mercado de trabalho formal no Acre registrou um saldo negativo de 372 vagas em…