Categories: Acre

MPF aciona Antônia Lúcia por improbidade; deputada diz que vai provar sua inocência

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) entrou na Justiça Federal com ação de improbidade administrativa contra a deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC), e contra a empresa R2 Agenciamento de Espaços para Publicidade.


Segundo investigação do MPF, a parlamentar teria empregado indevidamente R$ 104 mil para produção e veiculação de propagandas por meio de outdoors e busdoors, exibidos em 11 municípios acreanos.


Procurada pela reportagem, Antônia Lúcia nega qualquer tipo de irregularidade na aplicação de sua verba de gabinete. A parlamentar afirma que há documentação que comprovação da legalidade dos gastos.


Segundo a ação, a “R2” auferiu enriquecimento ilícito por ter recebido por serviço que não prestou. A empresa Acre Publicidade foi quem teria prestado o serviço de veiculação das propagandas contendo a imagem da deputada.


Mesmo não tendo prestado o serviço de veiculação, notas fiscais emitidas pela empresa R2 à deputada tentavam justificar a prestação do serviço. De acordo com o MPF, os valores pagos foram reembolsados na Cota Parlamentar.


Antônia Lúcia destaca que não firmou contrato com a Acre Publicidade. “Quem contratou a empresa acreana foi a R2 Agenciamento de Espaços para Publicidade. Não há pagamento em duplicidade. As notas provam”.


Também consta da ação que desvio da finalidade da “Cota Parlamentar” – destinada ao custeio de despesas do gabinete – que foi utilizada para pagamento de propaganda pessoal, o que viola, ainda, o princípio da impessoalidade.


A deputada acreana informa que todas as despesas com publicidade passam pelo crivo da Câmara dos Deputados. “A Câmara é quem aprova e faz os pagamentos. Nenhuma verba é liberada sem que haja uma comprovação de finalidade”.


Para o MPF, a quantidade de material de divulgação configura abuso de poder político. Se condenada a deputada poderá perder a função pública e ter os direitos políticos suspensos por até oito anos.


A parlamentar diz que não há nenhum tipo de abuso em seus atos. Meus advogados vão responder toda e qualquer dúvida. Minhas mãos estão limpas. O que há é mais uma armação plantada pelos meus adversários”, diz Antônia Lúcia.


A deputada lembra que, com a aproximação do período eleitoral, é iniciada uma “perseguição implacável” para impedir que se reeleja. “Provei minha inocência em todos os processos montados. Vou provar mais uma vez”.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Edu Guedes deve deixar a Band e voltar a sua antiga emissora

Após menos de quatro anos, o apresentador Edu Guedes vai deixar a Band em maio…

24/04/2024

FIEAC sedia 6º Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção

Evento será realizado nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de abril, com a presença…

24/04/2024

Matteus paga promessa descalço e anda quilômetros até igreja

Matteus Amaral se tornou o vice-campeão do BBB 24, da TV Globo, e em retribuição…

24/04/2024

Mães de crianças com TEA protestam na prefeitura por melhor atendimento

Mães de crianças autistas fizeram uma manifestação nesta quarta-feira (24) em frente ao prédio da…

24/04/2024

Mãe de Gladson dá “carão” em Ribamar: “Foi só sentar na cadeira que mostrou quem é”

O atrito público entre o Palácio Rio Branco e o Tribunal de Contas do Estado…

24/04/2024

Elson Santiago é exonerado e ex-diretora da Fundhacre vai para o Detran

O governador Gladson Cameli fez uma série de exonerações e nomeações na edição desta quarta-feira,…

24/04/2024